Cascavel – Com o encerramento dos Jogos Abertos do Paraná, a última competição do calendário oficial do Estado para modalidade regulares – os Jogos Paradesportivos começam nesta quinta-feira (3) -, já foram definidos os três finalistas de cada uma das sete categorias da edição 2015 do Prêmio Orgulho Paranaense, cujos resultados serão anunciados no dia 9, em Curitiba.
A escolha foi feita por uma comissão formada por integrantes de instituições como o Ministério Público, a Secretaria do Esporte e do Turismo e federações esportivas e universidades, dentre outros.
O Oeste paranaense terá dez representantes no evento: cinco de Toledo, três de Cascavel e dois de Foz do Iguaçu. Os toledanos indicados são Willian Guimarães, atleta do badminton que concorre na categoria Jogos Escolares, Cinthya da Silva Oliveira, do parabadminton (Padesporto Rendimento), Anita Inês Klemann, da ginástica rítmica (Técnico do Desporto Rendimento), Angélica Cristine Kvieczynski, da GR (Votação Popular) e Simone Luiz, da GR (Jogos Abertos).
Por Cascavel, os indicados são Eduardo Taiguara Dias, do tênis (Revelação Esportiva), Jorge Henrique Ferreira Machado, do atletismo (Padesporto Rendimento) e Leandro Martins Quasne, do taekwondo (Top 2016).
De Foz do Iguaçu foram indicados Andrey de Oliveira Godoy, atleta da vela que concorre ao Orgulho Paranaense em duas categorias (Revelação Esportiva e Votação Popular) e Ana Satila Vieira Vargas, atleta da canoagem slalon (Top 2016).
O prêmio
Criado em 2011, o Orgulho Paranaense busca reconhecer os serviços prestados ao esporte por instituições, escritores, atletas e técnicos paranaenses ou radicados no Estado. Cada categoria teve três nomes indicados, mas o vencedor de cada uma delas será conhecido somente no momento da entrega do prêmio. O escolhido receberá uma estatueta com o nome da premiação e os outros dois selecionados de cada categoria receberão uma homenagem pela indicação.