Cotidiano

Pioneirismo reconhecido na Assembleia

 

Toledo – “Um povo se faz de sua história e do reconhecimento àqueles que contribuíram para sua construção”. Assim o deputado estadual José Carlos Schiavinato justificou a iniciativa de fazer uma série de pronunciamentos para homenagear todos os que o antecederam como representantes de Toledo na Assembleia Legislativa do Paraná.

O primeiro a ser lembrado foi justamente o primeiro deputado estadual da cidade: Egon Pudell. Já o próximo Ernesto Dall’Óglio que, além de deputado estadual por dois mandatos, foi o primeiro prefeito de Toledo. Na sequência serão homenageados José Ivo Alves da Rocha, Nelton Friedrich, Sabino Campos, Albino Corazza Neto, Elton Welter e Duílio Genari.

“Para os registros nos anais da história, temos a obrigação de preservar a memória do povo paranaense e sempre que possível prestar homenagem e lembrar os nomes das pessoas do passado que dedicaram parte de sua vida para o desenvolvimento do Paraná por meio de atuação aqui na Assembleia Legislativa do Paraná”, comentou Schiavinato.

EGON PUDEL

Natural de Santa Rosa (RS), Egon Pudell mudou muito cedo para Toledo, onde foi vereador e prefeito por suas vezes. A ele é atribuída a criação do Plano Diretor de Toledo, que já contemplava a implantação do Lago Municipal e as vias principais da cidade. Entre outros feitos, também ajudou a criar a Diocese de Toledo em 1959 e foi um dos responsáveis pela instalação da Sadia no município. Sua última atuação política destacada foi como deputado estadual, de 1963 a 1966.