Cascavel – O engenheiro agrônomo, professor universitário e empresário rural Agassiz Linhares Neto será apresentado oficialmente hoje, às 10h, como novo secretário de Agricultura de Cascavel. Com isso, voltará à vida pública 17 anos após deixar a extinta Secretaria de Desenvolvimento Rural (transformada em Agricultura mais tarde), que comandou de 1997 a 1999, na gestão de Salazar Barreiros.
Agassiz, que disputou uma única eleição como candidato a vice-prefeito de Tiago de Amorim Novaes, terá como desafio desenvolver um programa de pavimentação de estradas do interior do município. É preciso mudar a cultura de fazer apenas as readequações das vias rurais, afirmou ele na tarde de ontem.
O futuro secretário revelou que aceitou o convite por compartilhar com Leonaldo Paranhos da mesma política voltada ao interior do município. O prefeito tem uma ideia de fazer uma gestão voltada à população com planejamento e projeto de médio e longo prazos. Eu quero contribuir com isso com ações voltadas para a área rural, justificou.
Os problemas de hoje são os mesmos de 20 anos atrás e isso só se resolve com planejamento. Faz 20 anos que estamos arrumando as estradas, mas elas continuam precárias, frisou ele, observando que a ideia é seguir os modelos de Toledo e Palotina.
A ideia, segundo Agassiz, é criar um programa de médio e longo prazos para servir de referência aos futuros prefeitos. Não quer dizer que esta administração vai asfaltar todas as vias rurais, mas vai começar. Queremos estabelecer um plano de 5 a 20 anos para melhorar o acesso para o agricultor. A área rural é importante como a urbana. Das propriedades saem as principais riquezas de nosso município, finalizou.
GUARDA
No mesmo ato, Leonaldo Paranhos oficializará o coronel Avelino José Novakoski como chefe da Guarda Municipal. Policial militar da reserva, Novakoski é graduado em Ciências Biológicas e Teologia e foi subcomandante do 6º BPM (Cascavel) e comandante do 14º BPM (Foz do Iguaçu) e do 16º BPM (Guarapuava).
REVISÃO DE CONTRATOS
Ao mesmo tempo em que anunciará os nomes de Agassiz Linhares Neto e Avalino José Novakoski como novos integrantes de sua equipe de governo, Leonaldo Paranhos assinará decreto determinando estudo e análise de todos os contratos vigentes celebrados com o Poder Executivo, a fim de verificar a possibilidade de reduzir valores contratados.