
A perda de valor da libra encareceu a importação de produtos da Itália, considerada fundamental para o bom funcionamento dos restaurantes. As seis unidades ? Aberdeen, Cheltenham, Exeter, Richmond, Tunbridge Wells e Ludgate Hill ? serão fechadas até o fim de março. Ao todo, os fechamentos vão afetar 120 funcionários. Segundo o grupo, no entanto, espera-se encontrar empregos alternativos para estas pessoas.
?Como todo dono de restaurante sabe, é um mercado difícil e no pós-Brexit as pressões e incertezas se tornaram ainda maiores?, afirmou o diretor-executivo do Grupo Jamie Oliver Restaurantes, Simon Blagden, ao ?Independent?.
Atualmente, existem 42 restaurantes italianos do Jamie Oliver no Reino Unido. Os seis restaurantes correspondem a 5% da receita do grupo. Diante da alta de custos das importações de ingredientes da Itália, o executivo informou que, para uma unidade ser sustentável, é preciso servir três mil refeições por semana.
O grupo manteve, no entanto, os planos de expansão internacional, com o lançamento de 22 novas unidades fora do Reino Unido.