Blitz da Prevenção enfatiza combate ao uso de drogas e conscientiza sobre a não doação de esmolas

Cascavel - A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Política Sobre Drogas e Segurança Pública e Proteção à Comunidade, realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a Blitz da Prevenção, ação educativa voltada à orientação da população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, além da conscientização sobre a não doação de esmolas. A ação foi realizada na Avenida Brasil. 

Durante a ação, equipes distribuíram materiais informativos com orientações preventivas, reforçando os riscos associados ao consumo de substâncias e a importância da conscientização da população. A iniciativa também abordou a não doação de esmolas como forma de enfrentamento às situações de vulnerabilidade social. 

O secretário de Proteção Sobre Drogas, Marcelo Silva, destacou a importância da atividade no contexto das políticas públicas do Município. “Essa é uma ação importante para Cascavel e faz parte da Operação Resgate Pela Vida ID 2026. É orientação e informação à população, sobre especialmente a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas”.

Segundo o secretário, além do enfrentamento às drogas ilícitas, a campanha também busca conscientizar sobre a não doação de esmolas. “O dinheiro não contribui para a superação da situação de rua; ao contrário, pode reforçar a permanência nessa condição e agravar o problema”, explicou.

A Blitz da Prevenção integra uma série de ações educativas promovidas dentro da Operação Resgate Pela Vida e terá continuidade nos próximos dias. As equipes também irão visitar comércios da cidade, levando materiais informativos para serem fixados nas vitrines, ampliando o alcance da campanha de conscientização com o apoio da iniciativa privada.

RESGATE PELA VIDA 

A operação Resgate Pela Vida une ações de segurança a medidas de apoio social para pessoas em situação de rua que aceitam o amparo do poder público. Durante as abordagens, são ofertados atendimentos como acolhimento, passagens para retorno à cidade de origem e encaminhamento para vagas de emprego, entre outros serviços, conforme a avaliação da equipe técnica. 

Fonte: Secom