RIO ? Diagnosticado com diabetes tipo 2 em 2013, o ator Tom Hanks admitiu, em entrevista a uma revista britânica, que a doença se deve ao fato de ele ter sido um ?idiota? no que dizia respeito a sua dieta e a seu peso.
diabetes? Eu sou parte da geração americana preguiçosa, que ficou dançando cegamente na festa e agora se descobre com uma doença ? afirmou Hanks à ?Radio Times?. ? Eu pegava pesado. Vocês me viram em meus filmes, sabem como eu era. Um completo idiota.
Na época em que foi diagnosticado, o ator comentou que seu peso flutuante devido a filmes como ?Filadélfia? (em que interpreta um homem com Aids) e ?Náufrago? (papel de um homem que vive sozinho em uma ilha) poderia estar relacionado à doença.
Na entrevista para a ?Radio Times?, no entanto, ele não poupou críticas a seus antigos comportamentos.
? Eu achava que poderia evitar isso (o diabetes) tirando alguns ingredientes dos meus cheeseburgers. Bom, é preciso um pouco mais do que isso ? lamentou.
Hanks ainda tem esperança de se curar do diabetes se aconseguir alcançar o peso ideal estipulado por seu médico. O tipo 2 dessa doença é aquele que é adquirido ao longo da vida, em decorrência de má alimentação e excesso de peso. Trata-se de uma condição que afeta o modo como o corpo metaboliza o açúcar. Obesos, por exemplo, têm mais risco de desenvolver o problema do que quem está dentro do peso. É uma doença que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Já o diabetes tipo 1 é uma condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Neste caso, não há cura.