Alep

Educação em pauta: novo PNE será debatido em seminário na Assembleia Legislativa

Descubra a importância da Política no novo Plano Nacional de Educação no seminário da próxima segunda-feira na Alep - Arte: Rafael Guareski
Descubra a importância da Política no novo Plano Nacional de Educação no seminário da próxima segunda-feira na Alep - Arte: Rafael Guareski

Curitiba e Paraná - Durante a sessão plenária da última quarta-feira (21), o deputado estadual Professor Lemos (PT) convidou parlamentares e representantes da sociedade para o seminário sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034. O evento será realizado na próxima segunda-feira (26), às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Organizado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que analisa o projeto do novo PNE, o seminário contará com a presença de deputados federais como Zeca Dirceu, Carol Dartora e Tadeu Veneri. Segundo Lemos, o texto em debate é fruto de ampla participação social, construída ao longo das conferências municipais, regionais, estaduais e da Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada em janeiro.

Seminário sobre o Novo PNE na Alep

Indicado pela Comissão de Educação da Alep, Lemos representa o Legislativo estadual no Fórum Estadual de Educação e participou ativamente da elaboração do novo plano. “A Câmara Federal formou uma comissão especial para acelerar a tramitação da proposta e está promovendo seminários em todos os estados. No Paraná, o debate acontece aqui na Assembleia”, explicou.

Além de parlamentares, foram convidadas diversas instituições ligadas à educação, como o Conselho Estadual de Educação, secretários estaduais e municipais da área, entidades estudantis, sindicatos de professores e funcionários, representantes da rede privada, escolas confessionais e instituições de educação especial. Órgãos como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e representantes dos poderes executivos e legislativos municipais também devem participar.

“A educação é responsabilidade de todos. Por isso, o debate precisa ser plural, democrático e comprometido com o futuro do nosso país”, afirmou o deputado.