Descubra os detalhes da cerimônia 'Amores Além da Vida' em homenagem às vítimas do Voo 2283, um momento de reflexão e acolhimento - Foto: Assessoria/Uopeccan
Descubra os detalhes da cerimônia 'Amores Além da Vida' em homenagem às vítimas do Voo 2283, um momento de reflexão e acolhimento - Foto: Assessoria/Uopeccan

Cascavel - Na manhã do último domingo (9), uma cerimônia intitulada “Amores Além da Vida”, aconteceu no Lago Municipal Paulo Gorski, em Cascavel, reunindo familiares e amigos das 62 vítimas do trágico acidente aéreo do voo 2283 da Voepass, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP) – além da comunidade em geral para uma caminhada simbólica e um culto ecumênico.

O voo 2283 partiu de Cascavel e nunca chegou ao seu destino, deixando uma marca profunda na história da aviação comercial brasileira e na vida de inúmeras famílias. Sete meses após a tragédia, a dor da perda ainda é intensa, mas a homenagem visava transformar essa dor em memória, ressignificação e acolhimento.

Emoção

No último domingo, as homenagens iniciaram com a caminhada ao redor do lago, seguida pelo culto, depoimentos de alguns familiares e ao final, em momento de grande emoção, a equipe de canoagem de Cascavel, seguiu para o meio do lago, de onde soltou 62 balões brancosem memória às 62 vítimas. Os balões eram de materiais biodegradáveis e continham sementes.

Ainda, na oportunidade, foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão repassados às entidades assistenciais de Cascavel.

Luto coletivo

Mais do que um ato simbólico, a homenagem representou a necessidade de dar visibilidade à dor das famílias e reforçar que nenhuma vida deve ser esquecida.

Cada vítima tinha laços, histórias e sonhos que permanecerão vivos na lembrança de todos.

“A invisibilidade dói. As famílias ainda estão aqui, lidando diariamente com a ausência e a saudade. O luto não é apenas individual, é coletivo, porque esta tragédia impactou toda uma cidade e além”, destaca a Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 2283.