SÃO PAULO – Uma semana após a divulgação da Operação Carne Fraca, as perdas registradas nas exportações de frango e suínos somam US$ 40 milhões, segundo cálculo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Os prejuízos decorrem dos bloqueios totais das importações de grandes mercados para os setores de frangos, suínos ou perus, como China, Hong Kong, Egito, México e Chile.
De acordo com a ABPA, os bloqueios representam 20% da receita das exportações de carne de frango, 33% das vendas internacionais de suínos e 14% dos embarques de peru. Consideradas as receitas de todos os setores, as perdas equivalem a 22% sobre a previsão total US$ 185,7 milhões para os embarques de produtos em uma semana.
O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, diz que os principais impactos vieram dos bloqueios aos produtos brasileiros na Ásia. A China é hoje a segunda maior importadora de carne de frango e terceira maior importadora de carne suína do Brasil. Já Hong Kong é o segundo maior importador de carne suína e sexto no ranking de embarques de carne de frango.
?Os equívocos na divulgação da Operação Carne Seca causaram impactos globais. Já temos 25 mercados com algum tipo de bloqueio, parcial ou total. Estamos, juntamente com o governo brasileiro em um esforço para apresentar os devidos esclarecimentos aos vários mercados que são nossos importadores, buscando restabelecer a situação das exportações”, diz a nota assinada por Turra.