Cotidiano

Cinco fatos que vão mexer com a economia na semana

INFOCHPDPICT000052879153SÃO PAULO – A semana será de negociações em torno das medidas de ajuste fiscal e também na retomada da credibilidade do Brasil como exportador de carne. Ao longo do fim de semana, alguns países suspenderam as medidas que limitavam a importação da carne brasileira após a operação ?Carne Fraca?. Na sexta-feira, sai o relatório do Banco Central sobre inflação.

? Estará todo mundo de olho nas repercussões da volta da comercialização da carne brasileira e o impacto que a ?Carne Fraca? pode ter sobre os acordos comerciais do Brasil. Há uma preocupação em como ficarão as exportações e o setor de frigoríficos ? explicou Ari Santos, gerente de renda variável da corretora H.Commcor.

Com o fim da temporada de balanço, os analistas voltam os olhos para o desempenho do governo tanto no Brasil como no exterior. Internamente, as negociações em torno do ajuste fiscal, com a possibilidade do anúncio de aumento de impostos ainda nesta semana, e as tratativas para a Reforma da Previdência estão no radar.

No exterior, a divulgação mais importante da semana é o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. A reação do presidente americano, Donald Trump, à sua primeira grande derrotada no Congresso também devem concentrar as atenções. Na semana passada, o republicando não conseguiu aprovar seu plano de reforma do sistema de planos de saúde. Uma de suas bandeiras na campanha foi acabar com o ?Obamacare?.