Assim como Tite, que não garantiu Neymar como o capitão da seleção brasileira principal, o técnico Rogério Micale disse que seria “leviano” já ter escolhido o dono da braçadeira na Olimpíada de 2016, no Rio.
Em entrevista coletiva na sede da CBF, no Rio, onde anunciou a lista de convocados para os Jogos Olímpicos, Micale frisou que precisa primeiro conhecer Neymar pessoalmente, assim como outros jogadores antes de escolher o capitão.
Os dois não chegaram a trabalhar juntos na base da seleção brasileira, já que Neymar aparece exclusivamente nas convocações da seleção principal desde 2011, enquanto Micale assumiu a seleção sub-20 em 2015.
– Vou conhecer o Neymar, olhar no olho dele, assim como vou conversar com todos os atletas como pessoas, como homens, e ver as características de cada um. Seria leviano da minha parte falar de uma pessoa com quem não tenho o mínimo de convivência, não estivemos juntos – argumentou o treinador.

PERFIS DE LIDERANÇA
O treinador da seleção olímpica indicou que enxerga um perfil de liderança em Neymar, assim como no goleiro Fernando Prass, outro jogador convocado na cota para atletas acima de 23 anos.
Micale destacou que a variedade de líderes na seleção olímpica é vantajosa, para que toda a responsabilidade não fique apenas com um nome.
– Neymar, mais do que estrela mundial, é um ser humano. Um homem com sentimentos e reações como qualquer um de nós. Então a conversa com ele vai ser de homem para homem, vou respeitá-lo e tenho certeza que ele vai respeitar a situação. A partir daí vamos desenvolver uma relação. Minha expectativa é a melhor possível. Onde há transparência não há divergência.
Os convocados:
GOLEIROS:
Fernando Prass (Palmeiras)
Uilson (Atlético-MG)
LATERAIS E ZAGUEIROS:
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
Willian (Internacional)
MEIAS:
Rafinha Alcântara (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Internacional)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio)
ATACANTES:
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio).