Foz – O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanharam fim de semana o mutirão de cirurgias eletivas de catarata no Hospital Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. A ação é totalmente financiada pelo governo do Estado e meta é operar cerca de 250 pessoas dos nove municípios da 9ª Regional de Saúde. Em dois meses, foram feitas 635 cirurgias na região, e a expectativa é que mais de dois mil pessoas passem pelo procedimento até o fim do ano.
Em todo o Paraná, foram mais de 20 mil cirurgias de catarata desde o lançamento do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, no ano passado. Temos um número expressivo de pessoas atendidas com o mutirão. Estamos reduzindo significativamente as filas das cirurgias eletivas no Paraná, especificamente as de catarata, afirmou o governador. As pessoas são operadas em cerca de três minutos e saem daqui felizes, com uma nova vida, realmente podendo enxergar melhor, ressaltou Beto Richa.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Paraná é o único Estado do país a aplicar recursos próprios nesta área. São quase R$ 50 milhões que vão reduzir a fila em diversas especialidades. Somente neste mutirão de catarata em Foz, são pelo menos R$ 2 milhões, disse o secretário.