Cotidiano

Oeste é destaque em energias renováveis

A energia solar fotovoltaica é a fonte renovável com o maior número de conexões no Brasil

Foz – Das cerca de 5,5 mil conexões fotovoltaicas em todo o Brasil, o Paraná figura como 5º Estado com maior número de ligações com aproveitamento de energia proveniente da luz solar. São pouco mais de 500 ligações, em sua grande maioria, residenciais. A energia solar fotovoltaica é a fonte renovável com o maior número de conexões no Brasil, segundo a Associação Nacional de Energia Elétrica, até setembro deste ano. Por outro lado, a geração de energia proveniente de dejetos de animais tem sido destaque no Estado por conta do agronegócio, tendo, na região Oeste, o território de maior produção.

Esses e outros temas foram discutidos durante a terceira edição do Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná, evento realizado nesta semana em Cascavel que superou expectativas de público e representatividade. Realizado pelo Sebrae e promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento através da Câmara Técnica de Energias, o seminário reuniu cerca de 200 pessoas, entre grupos distintos como engenheiros, técnicos, estudantes, professores, produtores rurais de diversas cadeias produtivas de proteína animal, empresários, prefeitos e secretários municipais.

O evento, de acordo com a consultora do Sebrae, Danieli Doneda, trouxe dados e exemplos práticos das possibilidades de geração de energia por fontes renováveis, principalmente as que têm maior potencial na região. “Discussões como essas abrem portas para compartilharmos casos de sucesso tanto no meio urbano como no meio rural, ampliando as opções”, aponta Danieli.