BERLIM – A empresa alemã Stada, fabricante de remédios genéricos como o Viagra, recebeu uma oferta pública de aquisição formal de ? 3,6 bilhões do grupo Cinven, de capital privado. A previsão é de que a oferta da Cinven para Stada seja em torno de ? 58 por ação, ou 17% acima de seu preço de fechamento na última sexta-feira. A proposta, contudo, pode desencadear o início de uma guerra de licitação para adquirir a empresa.
A medida da Cinven acontece após um ano de campanha para melhorar a governança do Stada e sua rentabilidade, organizada por uma de suas maiores acionistas, a alemã Active Ownership Capital (AOC). Se bem sucedida, a oferta representará um golpe para AOC, já que o valor da Stada será quase duplicado em apenas um ano. Agora, os grupos Advent, Bain Capital, CVC e Permira estão acompanhando de perto o desenrelar do acordo, caso queiram fazer uma oferta.
Fundada em 1895, a Stada, começou como uma cooperativa de farmacêuticos. Há algum tempo, contudo, a empresa está na mira dos gigantes da área, por ser uma das últimas fabricantes independentes de genéricos e medicamentos sem receita. Por causa de sua história, a Stada foi gerenciada principalmente por médicos e farmacêuticos, medida que os críticos argumentam ter resultado na falta da experiência internacional necessária para expandir o negócio.