Cascavel – A reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel trouxe ontem Roberto Martínez de Guereñu, do País Basco Espanha, para o debate de práticas que podem ser adaptadas às estratégicas do programa local. Ele é referência em conselhos de desenvolvimento econômico e essa troca de experiências é importante. Tivemos exemplos de que lá a transformação local ocorre, sobretudo, pelo desenvolvimento econômico e sustentável que reflete nos avanços na cultura, da educação, entre outros setores, destaca o presidente do Conselho, Edson Vasconcelos.
Martínez é diretor geral da Hiria UP Consulting S.L, empresa responsável por serviços de consultoria e assistência técnica na implementação de projetos. Ele também tem passagem como presidente do Garapen: Associação basca de Agências de Desenvolvimento Local de outubro de 2011 a fevereiro de 2014.
Conforme o presidente do Conselho em Cascavel, os encontros com representantes de 65 entidades têm alcançado bons resultados. Um deles é o estudo para a fundação do Instituto de Planejamento Urbano de Cascavel. Por meio da troca de experiências com outras cidades, também conseguimos buscar referências. Temos resultados na área de saúde e a cidade já é um polo. O incentivo ao turismo, por meio do agronegócio é mais uma conquista, avalia Vasconcelos.
Ele ressalta ainda, que o Conselho tem como meta reunir cada vez mais a participação da população para atingir os objetivos. O mundo está seguindo por esse caminho, não basta apenas esperar do poder público, mas incentivar a sociedade a ter uma visão de poder, completa.