Curitiba – No dia 27 de novembro de 2021 as cancelas de pedágio das rodovias do antigo Anel de Integração do Paraná foram arguidas, com a finalização dos contratos de concessão. Chegava ali, o fim de um período polêmico que marcou a história do Paraná. Nessa terça-feira (30), um novo marco entrará para a história do Estado, a assinatura dos primeiros contratos da nova concessão das Rodovias Integradas do Paraná que terão duração de 30 anos.
A cerimônia, que acontecerá em Brasília, que deverá contar com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e também do governador do Paraná, Ratinho Junior. Na oportunidade, o Governo Federal irá transferir oficialmente o controle das rodovias que compõem os lotes 1 e 2 do sistema rodoviários paranaense para as empresas vencedoras dos leilões que foram realizados em agosto e setembro de 2023.
Os projetos elaborados sob a modelagem da nova política de concessões rodoviárias desenvolvida pelo Ministério dos Transportes foram marcados pelo ineditismo de unir vias estaduais e federais. Ao longo das próximas três décadas, os sistemas rodoviários serão administrados por duas empresas entrantes no setor: a Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1 e que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária.
Lote 1
O Lote 1, compreende 473 quilômetros de trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, na região de Curitiba, região metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. A empresa responsável pelo trecho será o Grupo Pátria, que venceu o leilão. A previsão é que a concessionária do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção. Segundo o planejamento, 75% dos investimentos serão feitos nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030. O lote 1 terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã, Lapa, Porto Amazonas, Imbituva e Irati.
Lote 2
Já o lote 2 será gerido pelo Consórcio Infraestrutura PR, e o administrará como EPR Litoral Pioneiro. Eles farão a gestão de 605 quilômetros de estradas nas regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Nesse lote terão sete praças de pedágio: São José dos Pinhais, Carambei, Jaguariaíva, Jacarezinho I, Jacarezinho II, Sengés e Quatiguá.
Outros lotes
Os leilões das rodovias do Paraná que serão realizados em 2024 são referentes ao Lote 3 e ao Lote 6 da nova concessão e estão previstos para ocorrer em setembro e outubro desse ano.
O Lote 3 contempla 561,97 quilômetros de rodovias entre Londrina e Ponta Grossa. São elas: BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323, PR-445, com expectativa de investimento de R$ 13,5 bilhões. Já o Lote 6 abrange 662,18 quilômetros de vias entre Pato Branco, Cascavel e Guarapuava: BR-163, BR-277, BR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483 e a expectativa é de R$ 14,8 bilhões de investimentos. Os contratos terão duração de 30 anos.
Os dois lotes já ganharam data para o leilão, setembro e outubro de 2024. Com a realização do leilão do Lote 6, as rodovias que passam pelo Oeste do Paraná deverão voltar a ter cobrança na cancela a partir de 2025.
Mais competição
Para os próximos lotes, o Governo Federal também pretende atrair novos players e mais competição para os leilões, já que os realizados em 2023 ou não tiveram tantos participantes ou restaram desertos.
Início da cobrança
Apesar de ainda não existir uma data certa para o início das cobranças nas cancelas, a expectativa é que até o final de fevereiro pelo menos algumas praças já possam estar cobrando tarifa dos usuários das rodovias.
O Grupo Pátria já está trabalhando para melhorar a infraestrutura nesses locais, com a adequação das bases operacionais e das praças de pedágio, antecipação dos trabalhos dos itens de segurança viária, como o pavimento, sinalização e conservação das rodovias, além da aquisição de guinchos, ambulância e veículos operacionais que serão utilizados para atender os usuários.
A concessionária também já iniciou o processo de contratação de pessoal para atender as sete praças de pedágio. Foram abertas cerca de 800 vagas de emprego, com oportunidades para operadores de pedágio, atendimento ao cliente, técnicos de obras, motoristas, entre outras.
Foto: AEN