Cotidiano

Desassoreamento: Limpeza chega a 99% e trabalho deve ser concluído esta semana

Desassoreamento: Limpeza chega a 99% e trabalho deve ser concluído esta semana

O trabalho de desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel está na reta final, com previsão de conclusão ainda para esta semana, de acordo com a Sanepar. A dragagem, que é a retirada dos sedimentos foi iniciada em março deste ano, chegou a 99% e apenas alguns detalhes complementares estão sendo executados, para finalizar os 21 mil metros cúbicos de sedimento que serão retirados e que estavam depositados há anos no principal reservatório de água na cidade.

De acordo com a Sanepar, que é responsável pela obra, além da dragagem, continuam sendo realizados outros serviços como o término do rip rap, que é a proteção das encostas e contenções com pedras. Do início dos trabalhos até agora, foram retirados além dos sedimentos, um total de 600 metros cúbicos de entulhos, como 85 pneus, além de restos de árvores, roupas, plásticos, garrafas pet e até latas de óleo e outros produtos. Todo esse lixo teve que ter sido retirado de forma manual e foi encaminhado para o Aterro Sanitário.

Na próxima sexta-feira (24), serão realizadas ações de limpeza e término de retirada de lixo no entorno da área do Lago, em alusão ao Dia do Rio, comemorado neste dia.

A draga que é o equipamento que faz a retirada da sujeira está instalada próxima da área do Exército e leva o sedimento sugado pela tubulação de 3,5 mil metros de extensão até o terreno que fica na divisa dos bairros Maria Luiza e Cascavel Velho, ao lado da Escola Municipal Atílio Destro. Neste local, após a conclusão do trabalho, a área vai receber um preenchimento e será feita a revitalização com grama.

Nova fase

A obra toda contempla ainda a recomposição de pavimentos, plantio de mudas e grama e resgate da fauna. Todo o processo de execução do desassoreamento segue os protocolos ambientais para que não haja impacto na natureza e no entorno do lago. O cronograma está dentro do previsto e atende a 70 condicionantes apontadas pelo IAT (Instituto Água e Terra), assegurando que seja executado de forma sustentável e responsável a fim de aumentar a vida útil do Lago.

O desassoreamento é composto por seis fases: elaboração dos projetos e licenciamento ambiental; preparação da área no Cascavel Velho para recepção do material dragado; instalação e testes da tubulação de transporte dos resíduos; montagem do canteiro e instalação dos equipamentos de dragagem; sucção dos sedimentos do lago; e instalação da proteção das encostas (rip rap) e das contenções nas entradas de água do lago.

O serviço está sendo executado pela Construtora Hamirisi, pelo valor de R$ 3.870 milhões. A proposta é que depois de pronta, o Lago fique limpo, assim como era no começo em que foi criado, no ano de 1980. O último desassoreamento foi realizado entre 2008 e 2010, quando segundo a Sanepar, foram retirados 108.000 m³ de lodo.

Ilha

Uma das mudanças no cenário é a formação de uma ilha de vegetação verde próxima a ponte, que tem um cercamento de pedras com objetivo de não sofrer o impacto das águas nos dias de vento e, com isso, um novo assoreamento do lago. A ilha foi planejada para ser um ponto de refúgio para os animais atendendo a fauna local e também ser um ponto de contemplação aos moradores.

Foto: Senepar