Cotidiano

Presidenciável Macron desponta como favorito para eleições francesas

FRANCE-ELECTION_-GUN33LJ3Q.1.jpg

PARIS ? Candidato da esquerda independente, Emmanuel Macron é por enquanto o mais provável vencedor da acirrada eleição presidencial francesa deste ano, segundo uma pesquisa de opinião publicada nesta quarta-feira. Embora o ex-ministro da Economia não tenha registrado um grande aumento nas intenções de voto a seu favor, a queda na popularidade do conservador François Fillon elevaram as suas chances de chegar ao segundo turno. O seu rival sofre as consequências de um recente escândalo em que foi acusado de favorecer sua mulher com um emprego fantasma no governo.

A pesquisa do instituto Elabe para o jornal ?Les Echos?, realizada entre 30 e 31 de janeiro, mostrou que as intenções de voto no primeiro turno para Macron ficam entre 22% e 23%, dependendo do cenário na competição. Isso significa que os números não mudaram ou subiram um ponto percentual para o candidato. Já para a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, os resultados para o primeiro turno subiram em três pontos percentuais e ficam agora entre 26% e 27%.

No entanto, as pesquisas apontam que Macron superaria Le Pen em uma eventual disputa direta no segundo turno. As projeções por enquanto citam 65% dos votos para o candidato independente. Caso Fillon chegue ao segundo turno, ele também venceria Le Pen, segundo a pesquisa, mas por uma margem menor: 59% dos votos. O avanço da candidatura da líder da Frente Nacional ? cujo discurso é recheado de ultranacionalismo e xenofobia ? preocupa líderes europeus, em meio a uma onda populista que vem crescendo pelo continente.

Os resultados para Fillon caíram entre 5 e 6 pontos percentuais, para 19% e 20% das intenções de voto, dependendo do cenário. A pesquisa foi realizada alguns dias após vir à tona uma denúncia de que a mulher de Fillon teria recebido dinheiro público em troca de trabalhos falsos. O escândalo abalou brutalmente a campanha presidencial do conservador ? que, segundo a pesquisa, estaria eliminado do segundo turno.