Dezesseis monitorados e quatro egressos atendidos pelo Complexo Social da Polícia Penal de Cascavel participaram, no último domingo (05), do Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A prova foi aplicada por fiscais na própria estrutura da unidade penal.
A prova tem como base as disciplinas que compõem o currículo do Ensino Médio. Ao todo, são 77 questões, sete de cada matéria: Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Matemática, Português, Sociologia e Química. Além da redação.
Entre os cursos escolhidos pelos monitorados e egressos que fizeram o exame estão administração, pedagogia, ciências econômicas, ciências biológicas e matemática.
O Coordenador Regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, explica que a iniciativa representa uma nova etapa no sistema penitenciário do Paraná.
“Quando permitimos tratamento penal para reintegrar pessoas na sociedade, não se pode esperar outro resultado. Não temos dúvidas de que a educação é o principal meio de transformação de vidas”, conta.
A Polícia Penal ofertou, na sexta-feira (03) anterior à prova, um ‘aulão’ preparatório de redação que foi ministrado pela professora Raquel Schandeski de Souza, graduada em jornalismo, letras/libras e mestranda de Educação pela Unioeste.
A prova de redação costuma ser uma das mais temidas, uma vez que um texto mal produzido pode refletir negativamente no resultado da prova. Por isso, o aulão serviu para preparar os candidatos e também para deixá-los mais tranquilos e confiantes.
No dia da prova, o diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente, acompanhou a aplicação das avaliações e destacou a importância de monitorados e egressos participarem do concurso.
“É uma oportunidade única e que deve ser aproveitada. Isso vai interferir de forma positiva na vida deles, dos familiares e claro, da sociedade. É extremamente importante que eles adquiram conhecimento. Agradecemos a Unioeste, parceira de longa data nas ações do Complexo Social”, destaca.
Um dos participantes do vestibular agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância do trabalho dos profissionais do Complexo Social que permitem a mudança por meio do tratamento penal.
“É muito importante este voto de confiança que estamos recebendo, pois são muito difíceis as barreiras que precisamos romper após deixar o sistema prisional. É uma nova tentativa de buscar novos caminhos, crescer por meio do conhecimento e atingir a mudança de vida”, afirmou.
RESULTADO – Os gabaritos provisórios foram divulgados ainda no domingo. Conforme o cronograma, o gabarito definitivo e a resposta aos recursos estão previstos para o dia 27 de fevereiro. Já o resultado do vestibular 2023 deve sair no dia 03 de março.
Fonte: SESP-PR