Política

Informe da Redação

Reestruturação Governo

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), vai tratar da composição de um novo secretariado após a eleição presidencial de segundo turno. A nova composição compreende a substituição de alguns nomes e a criação da Secretaria da Mulher. As mudanças passarão a vigorar a partir de 1° de janeiro de 2023.

 

Cogitados

Segundo informações dos “corredores” do Palácio Iguaçu e da Alep, o governador deverá chamar para a equipe de trabalho nomes como os deputados estaduais Guto Silva (PP), Marcio Nunes (PSD), Marcel Micheletto (PL) e Hussein Bakri (PSD), além do deputado federal Felipe Francischini (União Brasil) e Paulo Martins (PL), derrotado na corrida ao Senado.

 

Ratinho pelo Paraná

Ratinho Júnior visitará algumas regiões do interior do Paraná fazendo encontros regionais com prefeitos em busca de apoio para a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Está confirmado um jantar em Arapongas na quinta-feira (20), e na sexta-feira (21), um almoço em Francisco Beltrão, com lideranças do Sudoeste.

 

Operação Parceria

O Gaeco de Foz do Iguaçu cumpriu na manhã de ontem (19) dois mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Parceria, que apura a possível prática do crime popularmente conhecido como “rachadinha” na Câmara de Foz. O alvo das ordens judiciais foi o vereador Galhardo (Republicanos), investigado por supostamente exigir o repasse de parte dos vencimentos de assessores nomeados.

 

Em 40 dias

Essa foi a segunda diligência de busca e apreensão contra vereadores de Foz do Iguaçu conduzida pelo Gaeco em menos de 40 dias, em investigação sobre “rachadinha”. No começo de setembro, os agentes cumpriram mandatos contra a vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP).

 

Região Metropolitana

Após as duas reuniões preparatórias com prefeitos e técnicos dos 24 municípios que integram a Região Metropolitana de Cascavel, para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, será realizada em 1º de novembro a primeira Audiência Pública, às 14h, no auditório da Prefeitura de Cascavel.

 

LDO Cascavel

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Cascavel debate hoje (20), o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. A previsão do orçamento para 2023 ultrapassa R$ 1,7 bilhão. Até 30 de dezembro, a LDO precisa ser aprovada e sancionada pelo prefeito, para que o novo orçamento entre em vigor no primeiro dia de 2023.

 

Repasse FPM

Os cofres municipais recebem hoje (20), o repasse do 2º decêndio do mês do FPM. Já descontada a retenção do Fundeb, o valor total do repasse corresponde a R$ 1.254.675.298,17. O repasse apresenta crescimento de 45,77% comparado ao mesmo período do ano passado e levando em consideração os efeitos da inflação.

 

 

Contra censura I

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL-PR), usou a tribuna da Câmara ontem (19), para denunciar o que considera uma censura. O Tribunal Superior Eleitoral acatou um pedido da coligação encabeçada pelo PT, para limitar o trabalho em empresas como a Jovem Pan e o Brasil Paralelo. Paulo Martins, que também é jornalista, chamou a atenção para falta de neutralidade das instituições. “O Tribunal Superior Eleitoral tem mostrado que tem um lado, escolheu um lado, o que é lamentável”, declarou.

 

Contra censura II

O parlamentar destacou o caso da comentarista cubana Zoe Martínez, que fugiu da ditadura cubana e que tem sido impedida de emitir opiniões em seus canais por aqui, os colunistas da Jovem Pan que não podem chamar o ex-presidente Lula de ladrão ou ex-presidiário, e o caso do documentário do Brasil Paralelo, que ainda nem foi divulgado e sofre censura prévia. “Isso é digno dos piores regimes que esse planeta já explorou”.