Saúde

Postos de vacinação do Paraná ficarão abertos até 21h em ação de saúde neste sábado

A ação tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal da população

Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde
Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde

Pelo menos 235 postos de vacinação estarão abertos no Paraná neste sábado (23) com horário estendido até as 21h para atualização da carteirinha vacinal. A ação inclui todos os imunizantes elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e as campanhas pontuais, como sarampo e gripe.

A mobilização conta com o apoio de prefeituras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), deve ganhar mais adesões nos próximos dias e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal da população.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas no Paraná. A vacinação contra a Covid-19 abrange público acima de cinco anos: de 5 a 11 na fase da D1 e D2, de 12 a 39 anos também com a dose de reforço e acima de 40 anos com a segunda dose de reforço, incluindo trabalhadores de saúde.

A cobertura vacinal contra a gripe, cuja meta é de 90%, atingiu somente 70% neste ano até o momento. Ela está disponível para a população em geral acima de seis meses de idade. O sarampo, que tem meta de 95%, também ficou abaixo do esperado, com 46,16% de cobertura vacinal nas crianças menores de 5 anos.

Também estão baixas as coberturas das vacinas de rotina indicadas pelo Ministério da Saúde: BCG (77,23%), Febre Amarela (71,38%), Hepatite A (77,39%), Hepatite B (57,18), Meningocócica (78,77%), Pentavalente (78,23%), Pneumocócica (80,46%), Poliomielite (77,19%), Rotavírus (78,41%), Tríplice Viral (82,45%) e HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é procurar o posto de saúde do seu município e verificar os horários de vacinação.

As vacinas do calendário vacinal de rotina podem ser visualizadas AQUI.

Fonte: AEN