SÃO PAULO – O Santander Brasil iniciou nesta terça-feira uma oferta pública secundária de units do seu acionista Qatar Holding. Serão lançadas 80 milhões de units simultaneamente nas bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York. O Qatar Holding informou que a venda faz parte da rotina de gerenciamento de seu portfólio de ações. Os papéis do banco dobraram de valor no último ano.
O Qatar Holding é a maior acionista individual da operação brasileira do banco, desde 2010, com cerca de 5% de participação no capital do Santander Brasil. O acionista está ofertando 50% de sua participação, o que vai aumentar a liquidez do papel, mas continuará a ser o segundo maior acionista individual do banco, depois do Santander. Pelo preço de fechamento de ontem da unit, a operação poderá movimentar cerca de R$ 3 bilhões, considerando um lote adicional de papeis.
O Qatar Holdings é grupo de investimento controlado pelo governo do Qatar. Em nota, o grupo informa que a transação faz parte “das atividades rotineiras de gerenciamento de portfólio realizadas de tempos em tempos”.A operação terá o Santander como coordenador, ao lado do BofA Merrill Lynch e do Credit Suisse.