Cotidiano

Prefeito de Toledo quer reforçar parcerias com o governo estadual na construção de casas

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, e o deputado estadual José Carlos Schiavinato estiveram reunidos nesta quarta-feira (29) para conversar sobre os novos projetos habitacionais previstos para o município. No encontro, que aconteceu na sede da empresa, em Curitiba, foram avaliadas possibilidades de novas parceiras entre os órgãos na construção de casas populares.

Atualmente, 198 casas populares estão em construção na cidade por meio do trabalho integrado do poder público. As moradias são divididas em três empreendimentos, que somam cerca de R$ 13 milhões em investimentos financiados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a localidade.

Segundo Lupion, os investimentos são importantes por promoverem o resgate social e o desenvolvimento econômico da cidade. “Além de realização do sonho da casa própria das famílias, os investimentos em habitação popular geram empregos e renda no setor de construção civil”, argumenta o presidente da Cohapar.

Novos investimentos – O objetivo agora é ampliar o atendimento à população de Toledo com a obtenção de novas fontes de recursos estaduais e federais. Para isso, a equipe técnica da Cohapar trabalha na contratação de mais 112 imóveis e em estudos de viabilidade para a implantação de outras 144 unidades, ambas financiadas com recursos do FGTS.

Apesar do volume, a intenção da administração municipal é intensificar ainda mais a contratação de empreendimentos imobiliários. “Estamos averiguando possíveis áreas disponíveis para a construção de novos conjuntos e organizando a documentação necessária para que Toledo se enquadre nos critérios exigidos pela Cohapar e o programa Minha Casa Minha Vida”, relata o prefeito.

Outra preocupação, de acordo com Marchi, é com o atendimento de agricultores familiares residentes em situação precária na área rural do município. “Temos uma demanda identificada pela construção de 32 casas rurais e contamos com o auxílio do governo estadual para que possamos viabilizar as obras dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)”, explica o prefeito.

O chefe de gabinete e superintendente de Relações Institucionais da Cohapar, João Naime Neto, acompanhou a reunião.