O município de Cascavel é definitivamente uma terra de oportunidades. A cidade se consolida como potência na geração de empregos e fecha o mês de abril com o maior saldo de contratações de todo o Paraná, ficando à frente das maiores cidades do Estado.
Com um total de 576 vagas abertas, o município, considerado a capital do Oeste do Paraná, está na liderança. Em segundo lugar aparece São José dos Pinhais, com 475 vagas e na sequência a capital Curitiba, que gerou 437 postos de trabalho em abril, seguida por Ponta Grossa (383) e Maringá (349). Os dados são do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
O saldo de empregos em abril é resultado da diferença entre 5.980 admissões e 5.404 desligamentos, fechando com superávit de 576 contrações em Cascavel.
No município, o setor com melhor saldo por valor relativo é o da construção civil, com 0,71%, seguindo de serviços, com 0,65% e o da indústria, com 0,56%. Em números absolutos, o setor de serviços, com 269 contratações a mais que desligamentos teve o melhor desempenho.
Em tempos de fortalecimento da retomada da economia, afetada drasticamente pela pandemia de coronavírus e ainda sob o impacto da guerra na Ucrânia, que trouxe consequências para todo o planeta, os números provam que Cascavel tem se destacado quando o assunto é geração de empregos.
O prefeito Leonaldo Paranhos celebra o desempenho do município. Segundo eles, os dados mostram que Cascavel é uma referência estadual como cidade empreendedora e no fomento de empregos. “Quero comemorar essa conquista, mais uma vez Cascavel na liderança na geração de empregos, e claro compartilhar essa alegria com o setor produtivo, com os empresários, com os empreendedores e com as pessoas que acreditam na nossa cidade e que têm, evidentemente, feito todo um trabalho para que Cascavel possa continuar nesse ritmo de desenvolvimento. A liderança é a demonstração da nossa força e do nosso DNA, do nosso empenho. Também quero compartilhar com toda nossa equipe, com a facilitação na abertura de empresas, a agilidade, tirando todos os obstáculos e a burocracia, fazendo que os empreendedores vejam na prefeitura uma ferramenta de ajuda, de desenvolvimento. É um momento muito especial, um desafio muito grande depois de passarmos por tantas dificuldades, tantas crises e a cidade dar essa grande demonstração de que estamos em pé, produzindo, gerando renda e melhorando a qualidade de vida da nossa população”, comemora.
A oferta de trabalho em Cascavel continua em alta. Ontem, por exemplo, a Agência do Trabalhador disponibilizava 737 vagas para as mais diferentes profissões.
Os números mostram, ainda, que Cascavel também lidera a geração de emprego por habitantes. A cada cem mil habitantes, Cascavel gerou 171 vagas, à frente de São José dos Pinhais (142) e Ponta Grossa (107).
CASCAVEL É REFERÊNCIA
Na semana passada, Cascavel foi destaque na audiência pública “Mapa do Emprego no Paraná: Os Efeitos da Pandemia”, iniciativa do estadual Homero Marchese (Republicanos) e realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Cascavel foi convidada a participar da audiência e levar sua experiência por ter se destacado como o Município que mais criou emprego de janeiro de 2020 a março de 2022, quando se se levam em consideração o saldo per capita.
Segundo os números apresentados na audiência, no saldo per capita, Cascavel liderou a geração de emprego com folga no período, com 812,55 novas vagas por mil habitantes entre janeiro de 2020 a março de 2022. A indústria de alimentou puxou a geração de empregos no município. Foram gerados 2.228 postos de trabalho no abate e fabricação de produtos de carne.
Secom