Cotidiano

Saúde adere ao Mutirão de Cirurgias

Toledo – A Secretaria de Saúde aderiu ao Mutirão de Cirurgias Eletivas do governo do Paraná. Foram contratadas 238 cirurgias em diferentes áreas, que vão custar ao governo do Estado R$ 162.289,90. O Município arca com as despesas de transporte para consultas e cirurgias e se compromete a convocar os pacientes, conforme a lista de espera. As primeiras 30 cirurgias (15 de laqueadura e 15 de hernioplastia) foram agendas para a primeira semana de agosto no Hospital Dr. Aurélio, em Nova Aurora.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, a expectativa é de que, com o início dos atendimentos, novas consultas sejam liberadas para Toledo, conforme a capacidade dos prestadores.

Para Toledo, nesta primeira etapa, foram liberadas 20 cirurgias de varizes unilateral; 7 cirurgias de varizes bilateral; 35 cirurgias ortopédicas de reparo do Manguito Rotador; 10 cirurgias de hernioplastia umbilical; 10 cirurgias de hernioplastia inguinal unilateral; 10 cirurgias de hernioplastia inguinal bilateral; 06 cirurgias ortopédicas de artroplastia total de quadril; 20 cirurgias de laqueadura; 20 cirurgias de vasectomia; e 100 cirurgias de catarata.

Sorria Toledo realiza 502 atendimentos

Toledo – Ao todo, 502 atendimentos odontológicos foram realizados durante o Projeto Sorria Toledo, desenvolvido como extensão do Programa Corujão da Saúde, para atendimento de consultas especializadas. A meta era reduzir a fila de espera dos pacientes, tanto de consultas especializadas como de atendimentos odontológicos.

O Sorria Toledo foi realizado em três etapas, aproveitando a estrutura disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Panorama, Jardim Europa, Jardim Maracanã, Jardim Coopagro e Centro. Alguns pacientes aguardavam atendimento odontológico desde 2015.

Foram agendados 658 pacientes, conforme a lista de espera das UBSs. Desses, 156 não compareceram. Foram atendidos 502 pacientes, representando 76,3% do total, e realizados 1.907 procedimentos, incluindo restauração, profilaxia/limpeza, raspagem de tártaro, extração, selante e radiografia. Além disso, foram encaminhados 74 pacientes para a realização de radiografia panorâmica, cirurgia, periodontia, endodontia e prótese.

“Os resultados foram positivos e atingiram as metas propostas, mas poderiam ter sido ainda melhores”, avalia a coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Césaro.