Quase 70% dos alimentos fornecidos nas escolas chegam através da Agricultura Familiar
Santa Terezinha de Itaipu – Criança bem alimentada aprende mais. Quem já ouviu essa máxima sabe o quanto é verdadeira. Tanto que, em Santa Terezinha de Itaipu, a teoria é provada na prática. Lá, supera em mais do dobro os números sugeridos pela lei do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição Alimentar), na qual diz que 30% da merenda escolar deve vir da Agricultura Familiar.
De acordo com o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, o Município chegou à marca de 67% dos alimentos fornecidos na merenda escolar em 2016 vindos do campo.
"Nós temos uma parceria muito ativa, com a Educação, juntamente também com nossos agricultores, sempre incentivando eles a diversificar a propriedade, fazer com que eles fiquem no campo junto com suas famílias e para isso ofertamos a eles essa venda direta dos produtos da Agricultura Familiar, com hortaliças, pães, bolachas, leite. Isso faz com que os produtores tenham uma renda garantida desses produtos e do outro lado os alunos estão recebendo alimentos de qualidade aqui do nosso município, alimentos saudáveis", explicou o secretário.
Esses números foram apresentados pelo secretário a representantes do CRN-PR (Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná). Eles estiveram na região para conhecer os trabalhos desenvolvidos nas políticas públicas em relação à segurança alimentar e nutricional dos municípios. Participaram da reunião a vice-prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Neide Mariot Corrente, o secretário de Saúde, Fábio de Mello, a secretária de Educação, Simara Cordeiro da Silva Jorge, e a vice-presidente do CRN-PR, Deise Regina Batista.
Santa Terezinha de Itaipu possui nutricionistas disponíveis no Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias), programa vinculado à secretaria de Saúde, e também na secretaria de Educação, monitorando e orientando o preparo da merenda nos refeitórios das escolas municipais. Para a vice-presidente do CRN-PR, o trabalho desenvolvido pela administração do prefeito Cláudio Eberhard mostra estar no caminho certo. "O Município possui profissionais capacitados no quadro da nutrição, mostra que está no caminho certo, mas acredito ter ainda espaço para ampliação", avaliou.