Está programada a reforma e ampliação da Escola Municipal João da Costa Viana, em Três Lagoas, e a construção de um novo Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) na região da Gleba Guarani. As obras são resultado de votação popular do Orçamento Participativo e vão garantir maior comodidade as famílias que vivem na região.
A licitação para as obras foi lançada esta semana. A João da Costa Viana é a maior escola do município e atende hoje 968 alunos do 1º ao 5º ano. As obras contemplam reforma em uma área de 2,6 mil metros quadrados e ampliação de quase 300 metros quadrados.
Entre os serviços previstos estão a reforma com ampliação da biblioteca, sala de informática, salas de aula, administrativo, refeitórios e cozinha; adequações de acessibilidade (calçadas, rampas, corrimão); adequações no sistema de combate a incêndio e pânico; adequações de sanitários, instalações elétricas, água fria e esgoto sanitário; melhorias na cobertura, troca de revestimentos, pintura e adequações de portas e janelas. Todas as melhorias seguirão as normas de Vigilância Sanitária, principalmente na cozinha.
O limite máximo para execução dos serviços é de R$ 2,5 milhões. No entanto, a licitação é por menor preço, podendo o valor ser reduzido após o processo licitatório. O prazo para conclusão é de 180 dias a contar da assinatura da ordem de serviço.
“Essa reforma vai proporcionar maior conforto aos alunos e funcionários da escola. Queremos com isso oportunizar o contra turno com novas oficinas e atividades pedagógicas. Teremos uma biblioteca e um novo laboratório de informática. Nossos estudantes terão mais espaço e comodidade”, comentou a diretora de Ensino Fundamental, Eliziane Diesel. Segundo ela, a execução da obra não afetará as atividades presenciais dos alunos.
CMEI Gleba Guarani
O Centro Municipal de Educação Infantil na Gleba Guarani atenderá, principalmente, as famílias que vivem hoje nos conjuntos habitacionais na região de Três Lagoas. A nova edificação será construída em uma área de 2,1 mil metros quadrados e poderá atender mais de 200 crianças de seis meses a cinco anos. O Cmei seguirá o padrão das demais unidades educacionais, com salas de aulas e salas administrativas, refeitório, banheiros adaptados para crianças, lavatórios, lactários, brinquedoteca e playground.
O valor para a execução é de R$ 4 milhões, podendo ser reduzido após o processo licitatório. O cronograma é de 360 dias.
Outras Obras
Para atender as famílias dos conjuntos habitacionais Angatuba, Boicy I e II, a Prefeitura de Foz do Iguaçu já executou a reforma e ampliação da Escola Municipal Olavo Bilac, na Gleba Guarani e está concluindo a reforma e ampliação da Escola João Adão da Silva, no Lagoa Dourada.
A João Adão atende hoje 462 alunos e poderá ampliar sua capacidade para mais 200 crianças. Já a Olavo Bilac poderá dobrar dos atuais 300 para 600 alunos. Além disso, está em fase de elaboração de projetos uma nova escola e uma unidade básica de saúde na Gleba Guarani.
Licitação
O recebimento e abertura dos envelopes para a reforma da escola João da Costa Viana e construção do CMEI na Gleba Guarani acontecerá no dia 16 de março, às 09h30, na Diretoria de Licitações e Contratos, na sede da Prefeitura Municipal (Praça Getúlio Vargas, 280 centro).
O edital está disponível no portal da transparência, Diário Oficial Nº 4.062 de 26 de Janeiro de 2021. Mais informações através do e-mail [email protected] e [email protected] (não utilizar provedor hotmail), ou pelo telefone (45) 2105-1367.
Fonte: Comunicação de Foz do Iguaçu