Com proposição dos vereadores Fernando Hallberg (PPL) e Policial Madril (PMB), foi entregue ontem votos de louvor e congratulações ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) pelos meritórios serviços prestados para a sociedade ao longo dos 10 anos de fundação.
A Patrulha Escolar é a união da comunidade escolar com a polícia para reduzir a violência e a criminalidade nas escolas e nas suas proximidades. Seu objetivo principal é a prevenção e a repressão aos crimes e atos infracionais. Ela assessora a comunidade escolar a encontrar os caminhos da segurança através de trabalhos de reflexão, palestras e organização para a ação. O policiamento nas escolas passa a contar com policiais militares especialmente capacitados que, conhecendo a realidade da comunidade escolar, buscam medidas que minimizem a ação de criminosos nas escolas e proximidades.
No final de 2007 a Coordenação Estadual encarregada pelo gerenciamento do Programa, transformou-se em Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC, através da Lei nº 15.745 de 2007, atribuindo a esta nova unidade especializada uma missão de caráter eminentemente preventivos com vistas à segurança e a antecipação de fatos delituosos em sistema de parceria ativa com a comunidade escolar.
Policiamento comunitário
Atualmente o BPEC realiza o policiamento comunitário escolar nos principais municípios do Estado do Paraná, desenvolvendo dois programas principais: Programa Patrulha Escolar Comunitária – PEC, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Em Cascavel e sua microrregião, o BPEC é representado pelo 2º Pelotão da 2ª Companhia, o qual tem como Comandante o 2º Tenente Paulo Roberto.