Opinião

Conexão Esporte: Campeonato Paranaense de Futebol, Libertadores e Sula

Conexão Esporte: Campeonato Paranaense de Futebol, Libertadores e Sula

Semana decisiva

O Campeonato Paranaense de Futebol terá uma semana decisiva para a realização da sua segunda fase no formato previsto no regulamento. Os representantes da Federação Paranaense estão buscando a liberação para a realização dos jogos com as autoridades municipais em cada uma das praças envolvidas na reta final, uma vez que, se depender do governo do Estado, parece que a coisa não vai andar.

A Câmara Municipal de Curitiba foi a primeira a receber a solicitação de liberação para a realização dos jogos envolvendo Coritiba, Athletico e Paraná Clube. No pedido, a entidade do futebol apresenta documentos como protocolo sanitário e até a tabela do campeonato com jogos a cada três dias. Cascavel está lá, com o jogo da volta entre FC Cascavel e Rio Branco.

Sabemos que, em Cascavel, existe a propensão de tocar a vida em frente, logo, a possibilidade de uma partida no Olímpico daqui a uma semana passa a ser um pouco mais real. Mas tudo depende dos primeiros jogos.

Se não acontecerem nesta semana, não haverá mais calendário antes do início do Brasileiro.

E daí?

Daí que várias são as alternativas.

Primeiro, manter o campeonato, mas resolver tudo em jogo único.

Outra possibilidade: apenas uma decisão entre os dois melhores da primeira fase.

Terceira opção: sem jogos. Oficializa o resultado da primeira fase como final, dando o título ao Coritiba, o vice ao FC Cascavel e a distribuição das vagas em Copa do Brasil conforme a classificação da fase.

Não deve ser nada fácil estar na pele de prefeitos, dirigentes esportivos e afins nesta época. Decide para um lado, toma bronca de outro. E assim vamos.

Ah! Depois que definir data ainda vão ter que resolver quem pode entrar no estádio e quem não pode. O que inclui a imprensa. Aí vai ter barulho.

Libertadores

A Conmebol marcou para o meio de setembro a volta da Copa Libertadores. A competição recomeça em 15 de setembro e deve acabar apenas em janeiro de 2021. A entidade só não disse o que vai fazer para que os times viajem de um país para o outro em épocas de fronteiras fechadas, especialmente na Argentina. A data escolhida para a retomada também marca jogos da Copa do Brasil.

Sula

A Sul-Americana também será retomada de onde parou no mesmo período da Libertadores. A competição teve apenas uma fase até o momento e precisará de outras nove datas para ser concretizada – duas da segunda fase, duas das oitavas, duas das quartas, duas das semifinais e uma da final. Bahia e Vasco são os únicos brasileiros na competição por enquanto – podem entrar também equipes que ficarem na terceira posição em seus grupos na Libertadores.

Nova Sede

Demorou quase 100 anos para que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol tivesse a sua sede própria, no centro do Rio de Janeiro. Nos últimos 18 anos, o órgão funcionava em um prédio alugado. Antes, ocupava uma sala no antigo prédio da CBF. Agora, são 500 metros quadrados que podem sediar três sessões diferentes. A obra contou com recursos do programa Fifa Forward 1.0

Fora de jogo

O lateral Marcelo será desfalque nos últimos quatro jogos do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Os exames feitos pelo clube detectaram uma lesão no músculo adutor esquerdo. O tempo estimado de recuperação é de três semanas. No entanto, o brasileiro vai estar recuperado para jogar contra o Manchester City, em partida válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões marcada para 7 de agosto.