São Paulo – A Embraer encerrou o segundo trimestre de 2018 com um prejuízo líquido atribuído aos acionistas de R$ 467,0 milhões, revertendo o resultado positivo de R$ 200,9 milhões registrado no mesmo período de 2017.
Já no critério ajustado, excluindo imposto de renda e contribuição social diferidos no período, além de itens especiais, a Embraer contabilizou lucro líquido de R$ 2,3 milhões entre abril e junho, 99,4% abaixo dos R$ 409,4 milhões anotados em igual intervalo do ano passado.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) totalizou R$ 140,4 milhões no segundo trimestre de 2018, 83,2% menor que os R$ 834,3 milhões registrados um ano antes. A margem Ebitda, por sua vez, ficou em 3,1%, contra 14,6% do segundo trimestre de 2017.
O resultado operacional (Ebit) atingiu R$ 82,8 milhões negativos, ante R$ 573,8 milhões positivos observados um ano antes. A margem Ebit ficou negativa em 1,8% no último trimestre, ante 10,1% positivos entre abril e junho de 2017.
Segundo a Embraer, tanto o Ebitda quanto o Ebit foram impactados no período por um item especial e não recorrente de R$ 458,7 milhões, referente à revisão da base de custos do contrato de desenvolvimento do KC-390, em decorrência do incidente com o protótipo 001 ocorrido em maio deste ano.
Pelos critérios ajustados, que excluem esse impacto de R$ 458,7 milhões, o Ebitda da companhia atingiu R$ 599,1 milhões, 25,4% abaixo dos R$ 803,4 milhões verificados entre abril e junho de 2017. A margem Ebitda ajustada ficou em 13,2%, ante margem de 14,1% na mesma comparação.
Já o Ebit ajustado atingiu R$ 375,9 milhões, uma queda de 30,8% em relação ao verificado entre abril e junho de 2017. A margem Ebit ajustada ficou em 8,3%, ante margem de 9,5% no mesmo comparativo.
A receita líquida caiu 20,5% entre os períodos, passando de R$ 5,701 bilhões no segundo trimestre de 2017 para R$ 4,533 bilhões no mesmo intervalo de 2018. Tal desempenho reflete o menor número de entregas nos segmentos de Aviação Comercial e Executiva e uma queda significativa na receita do segmento de Defesa & Segurança como resultado da revisão da base de custos do contrato de desenvolvimento do KC-390.