Variedades

Ronca? A culpa pode não ser sua

O ronco ou a apneia do sono são sintomas ligados ao diafragma, principal músculo responsável pela respiração. Normalmente, o diafragma é afetado de maneira reflexa, por um conflito do miocárdio direito, mas também pode ocorrer um conflito próprio do diafragma.

O músculo cardíaco exerce controle funcional sobre o diafragma, o que significa que, quando está debilitado, as funções do diafragma também sofrem alterações. No caso do miocárdio, o conflito relacionado é uma sobrecarga, opressão, cobrança excessiva (que pode ser de terceiros ou de si mesmo). O indivíduo se sente sobrecarregado, incapaz de continuar. Pode ser por trabalho excessivo, estudos, metas a cumprir, cobranças dos pais ou da família etc.

Como do lado direito do corpo temos uma grande víscera – o fígado -, essa comprime o diafragma, fazendo com que a respiração fique muito mais sob responsabilidade da metade esquerda do músculo. Cerca de 80% da respiração é controlada pela metade esquerda do diafragma, enquanto somente 20% compete ao diafragma direito.

Quando o miocárdio direito passa por um conflito ele sofre necrose (atrofia muscular), perdendo força no bombeamento de sangue para os pulmões (pequena circulação) e no controle que exerce sobre o diafragma. E, como o miocárdio direito controla o diafragma esquerdo (responsável por 80% da respiração), é comum que a pessoa apresente taquicardia, apneia do sono, ronco e cansaço.

Para resolver esse conflito, é necessária uma mudança imediata na vida da pessoa, pois ela precisa sair da sobrecarga, diminuir o ritmo das atividades que lhe causam estresse e fazer coisas prazerosas em sua vida. Somente através de uma mudança real na sua rotina ela poderá resolver de fato o conflito, e então curar os sintomas decorrentes.

Que tal aprender mais sobre o funcionamento do seu corpo, por que você adoece e como se curar de qualquer sintoma físico que o incomoda? A Reprogramação Biológica existe para isso, e pode ajudá-lo a viver melhor!

Dica IBe

Pense menos, viva mais!