Cascavel – Diante das soluções rápidas que a pandemia do novo coronavírus exigiu dos empresários de todos os setores, união e colaboração se tornaram palavras-chaves para que os negócios se mantivessem no mercado. Pensando nisso, mais de 30 empresas de Cascavel decidiram se unir para criar um movimento único que pudesse engajar e motivar os empresários e, também, fomentar a valorização do comércio local.
Batizado de Juntos Cascavel, o movimento nasceu em maio deste ano e já tem colhidos resultados positivos com as mobilizações. “O grupo iniciou a parceria com a produção e a divulgação de um vídeo sensibilizando a sociedade para o contexto. Hoje realiza ações diversas e está facilitando alguns acessos no sentido de oficinas e capacitações para fortalecer a compra local e as marcas participantes”, explica Danieli Doneda, consultora do Sebrae/PR.
A união fortaleceu a rede de contatos e de parcerias. O vídeo institucional, por exemplo, foi inserido de forma gratuita em todas as emissoras de televisão e o movimento também divulgou os trabalhos em entrevistas, além de conquistar divulgação em outdoors de forma gratuita. Resultados que, segundo a empresária Flavia Werlang, dão dose extra de motivação aos envolvidos.
“Quando temos pessoas do bem trabalhando por um objetivo comum, o retorno vem. Começamos unindo empresários que já se conheciam e agregamos mais empresas ao movimento. Criamos um grupo que não foca apenas na criação de promoções e do fomento à venda: estamos fortalecendo o comércio local e engajando a população à nossa causa, que não vai acabar junto com a pandemia”, pontua a empresária.
Ações
O movimento já tem outras ações programadas. Uma delas é a jornada de lives, sempre promovida por duas empresas que abordam temas leves e comportamentais para ajudar as pessoas a encarar o distanciamento social. No calendário, também estão previstas campanhas e iniciativas para datas comemorativas, conforme explica outro membro do movimento, Vinicius Fabreti.
“A ideia é promover várias iniciativas que beneficiem tanto o cliente final quanto as empresas envolvidas. As lives têm o objetivo de promover conteúdo e de divulgar o comércio e as empresas envolvidas. Daqui a alguns dias também teremos o lançamento da campanha do Dia dos Pais, promoção de cartela de descontos e brindes para o Dia das Crianças, lives de verão e campanha de Natal”, enumera o empreendedor.
Capacitações
O movimento também prevê a oferta de cursos, webinars e capacitações para os participantes. Até o momento, já constam na agenda a realização do Varejo Digital, promovido pelo Sebrae/PR e a Fecomércio PR; participação em rodadas virtuais de negócios; bolsas em cursos on-line de finanças e gestão; webinars com especialistas sobre cenário de mercado e tendências para o setor e capacitação com Jaqueline Gomes sobre o modelo Disney de encantar e oferecer experiências ao cliente.
Os empresários interessados em aderir ao movimento podem entrar em contato com o Sebrae/PR pelo telefone (45) 3321-7050, pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @juntoscascavel.