Saúde

No dia Mundial da Tuberculose, Saúde chama atenção para cuidados com a doença

Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica, em Cascavel são diagnosticados, em média, 80 casos novos ao ano

No dia Mundial da Tuberculose, Saúde chama atenção para cuidados com a doença
Tuberculose não é coisa do passado. Embora não seja uma doença nova, é altamente contagiosa e tem uma taxa de mortalidade considerada alta.
Hoje, no Dia Mundial da Tuberculose, para chamar atenção para a doença, profissionais da Secretaria de Saúde de Cascavel prepararam material de orientação para alertar profissionais da saúde.
As ações de controle da tuberculose sofreram um impacto nos últimos 12 meses, em consequência da pandemia de Covid-19. Houve uma redução no número de diagnóstico e solicitação de exames. Ontem (23), em um evento virtual com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), esses dados foram discutidos. A redução do número de exames sugere que, devido ao isolamento social, muitas pessoas podem estar infectadas e sem o diagnóstico a doença. Em todo o Paraná, o número de exames caiu em 40,1%.
Mas é justamente nesse momento que os cuidados em relação à prevenção à tuberculose precisam ser redobrados.
“As pessoas com tuberculose são as mais vulneráveis. Outro problema é que a Covid-1 pode confundir paciente e profissionais”, alerta a enfermeira da vigilância, Tatiane Mello.
Outro ponto preocupante é que conforme a epidemia avança, mais pessoas com tuberculose podem ser atingidas, o que pode resultar em casos mais graves da covid-19.
Segundo os dados da Vigilância Epidemiológica, em Cascavel são diagnosticados, em média, 80 casos novos ao ano. “Homens são os mais cometidos pela doença entre 20 aos 29 anos”, diz a enfermeira
Números
Entre 2015 a 2020, foram notificados no município de Cascavel 399 casos da doença e 18 pessoas morreram.
Outro problema relacionado a tuberculose é o fato de pacientes abandonarem o tratamento médico acreditando estar curados, justamente o que pode levar ao óbito, pois é uma doença insidiosa. Em Cascavel a taxa de letalidade é de 4,5%.
É um momento de reflexão para todos os cuidados com a saúde.
Todo o tratamento é gratuito, fornecido exclusivamente pelo SUS. O diagnóstico é feito nas unidades de saúde.
Tuberculose e covid atingem os pulmões e podem enfraquecer o organismo. A forma de prevenção é praticamente as mesmas “Evite aglomeração, não compartilhe talhares e cuidar ao tossir e espirrar”, orienta Beatriz Tambosi, gerente Vigilância Epidemiológica.