Saúde

Hemocentro de Cascavel “convoca”  doadores do tipo “A” e “O” negativos

Hemocentro de Cascavel “convoca”  doadores do tipo “A” e “O” negativos

Cascavel – O Hemocentro de Cascavel emitiu alerta ontem (11) sobre a necessidade de doações de sangue da tipagem sanguínea A e O negativos, devido a falta de bolsas desses dois tipos de sangue. Na manhã desta terça-feira havia apenas duas bolsas de sangue tipo O e cinco do tipo A, sendo que para se ter um estoque seguro são necessárias pelo menos 45 bolsas de cada.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Eliane Avancini, devido à baixa no estoque, Cascavel se socorreu em Maringá, contudo, além de repor as bolsas emprestadas, é preciso elevar o estoque local. Esse empréstimo é possível, já que a unidade de Cascavel, faz parte da rede Hemepar e, por isso, é feita uma troca entre as sedes quando necessário.

Segundo Avancini, a baixa acabou ocorrendo durante o feriadão da Semana Santa e pela coincidência da maior parte dos pacientes serem desta tipagem. “Estamos entrando em contato com os pacientes que tem esse tipo de sangue para virem doar, aqueles que estejam em boas condições de saúde”, disse Eliane. A orientação é que quem puder faça o agendamento, tanto pelo site quanto pelo telefone, mas quem não conseguir e tiver esse tipo de sangue pode ir direto ao Hemocentro.

O atendimento ocorre de segunda a sábado das 7h às 17h30 e dizer que tem esse tipo de sangue, que nesse momento será atendido com prioridade. Lembrando que de uma doação a outra existe um prazo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres. O Hemocentro fica na Rua Avaetés, 370, em anexo ao Huop.

Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes que são o plasma, hemácias, plaquetas e crio. Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, além de evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.