O mês de junho chegou nesta quinta-feira (1º) e com ele a preocupação dos estoques de bolsas de sangue no Hemocentro de Cascavel. O tipo de sangue “O negativo” está em baixa e, por isso, o serviço está convocando e pedindo para que os doadores que tenham este tipo de sangue façam a sua doação. Para estes doadores será dada prioridade até que os estoques estejam normalizados.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Eliane Avancini, a preferência é para que os doadores façam o agendamento, mas caso não consigam, podem ir ao local das 7h30 às 17h30 que serão atendidos. “Tivemos uma queda significativa [no estoque] e muitos acidentes e pacientes com esta tipagem, por isso, precisamos fazer um chamado à população, porque chegamos a ter apenas 4 bolsas deste sangue, sendo que atendemos cerca de 22 hospitais e esperamos restabelecer nosso estoque”, ressaltou.
Segundo Avancini, para se ter um estoque seguro são necessárias pelo menos 45 bolsas de cada tipo. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes que são o plasma, hemácias, plaquetas e crio. Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.
No Hemocentro de Cascavel, o atendimento ocorre de segunda a sábado das 7h às 17h30 e dizer que tem esse tipo de sangue, que nesse momento será atendido com prioridade. Lembrando que de uma doação a outra existe um prazo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres. O Hemocentro fica na Rua Avaetés, 370, em anexo ao HU.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, além de evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
Foto: AEN