O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) recebe até esta quarta-feira (23) um grupo de 600 haitianos para a renovação de passaportes e de outros documentos. O serviço é vinculado ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).
A ação foi solicitada ao Governo do Estado pela embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, para atender residentes não só do Paraná, como também de outros estados. Como é o caso de Moisés Jeudh, que mora em Santa Catarina há quatro anos e trabalha com reciclagem. “Vim renovar o passaporte e fui muito bem atendido e agora posso viajar”, diz.
“O Centro representa mais um esforço da atual gestão em promover oportunidades e acolher com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida”, afirma o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.
O diretor de Desenvolvimento Social da Sejuf, Jackson Pitombo, disse que a determinação do Governo “é auxiliar e prestar todo o suporte aos migrantes e refugiados que chegam ao Paraná”.
O chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, Silvio Jardim, explica que “a maioria dos migrantes que procura o Ceim-PR está entre 30 aos 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho”.
CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL – A Sejuf recebeu no final do ano passado o selo MigraCidades 2021 – Certificado em Governança Migratória pela Organização Internacional para Migrações (OIM), da ONU. “Isso é resultado das boas práticas do governo Carlos Massa Ratinho Junior na busca da integração e acolhimento dos imigrantes”, afirmou o secretário Ney Leprevost.
ATENDIMENTOS – Ao buscar os atendimentos no Ceim, as pessoas são recebidas por profissionais capacitados, que falam inglês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, francês e japonês. Lá, são encaminhadas para fazer CPF, Cartão de Registro Nacional Migratório (CRNM), protocolo de refúgio, Carteira Nacional de Habilitação; além de outros atendimentos nas áreas de assistência social, educação, saúde, de garantias de direitos – como serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado – e projetos de capacitação profissional.
Durante os cinco anos de funcionamento, observou-se um aumento de atendimentos de pessoas vindo da Venezuela (2.517), Haiti (2.242) e Cuba (295).
FUNCIONAMENTO – O Ceim está localizado na rua Desembargador Westphalen, 15 – 13º andar, edifício Dante Alighieri – Centro, Curitiba/PR. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30. Para mais informação: (41) 3224-1979 ou [email protected]
AEN