Subiu para 14 o total de ambulâncias mobilizadas para atender às vítimas de um vazamento químico em uma cooperativa de Cascavel, na PR-180, zona norte. Um dos veículos que chegaram por último é de Céu Azul.
Conforme a assessoria da Cooperativa Lar, as equipes de socorro fizeram 12 encaminhamentos de funcionários para UPAs, visando atendimento, sem registro de caso grave, Outros quatro foram encaminhados para hospital por precaução.
Há ainda mais 15 que estão sendo encaminhados para medidas preventivas agora com ônibus para atendimento em UPA devido a irritação nos olhos e tosse. Mas todos estão bem.
A empresa informa ainda que há equipes monitorando todos os colaboradores nas UPAs e no hospital.
As primeiras informações eram de que se tratava de vazamento de amônia, que mais tarde foi atualizado como sendo sanitizantes à base de ácido peracético. Conforme descrição técnica, o ácido peracético é uma mistura em equilíbrio de peróxido de hidrogênio, ácido acético e água. É um produto tóxico e corrosivo. É um líquido incolor levemente amarelado e de odor semelhante ao vinagre. No Brasil, foi incluído como desinfetante/esterilizante pela Portaria nº 15 de 23/08/1988 da Anvisa e foi reconhecido como princípio ativo autorizado pelo Ministério da Saúde.
Não houve óbito no local, mas algumas vítimas sofreram queimaduras.
Vídeos divulgados por grupos de WhatsApp mostram o atendimento médico
Foto de Luiz Felipe Max/NPR Online
Texto editado às 22h39 para atualização de informações