Na madrugada deste sábado (30), durante patrulhamento de rotina na zona rural de Porto Mendes, interior de Marechal Cândido Rondon, policiais visualizaram movimentação suspeita em porto clandestino na região e resolveram realizar aproximação para fiscalização. Ao se aproximarem do local, visualizaram duas barcaças descarregando ilícitos paraguaios em caminhão.
Na tentativa de abordagem, grande correria se iniciou no porto clandestino e os criminosos conseguiram empreender fuga pela mata ciliar fechada, não sendo encontrados.
No local foram apreendidas duas embarcações de grande porte (balsa) equipada com motor Yamaha 150hp e 200hp e um caminhão-baú Mercedes-Benz 1018 carregados com aproximadamente 750 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai, prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões ao crime organizado da região.
Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.
A apreensão foi realizada por equipes que participam da Operação Hórus, integrada por POLÍCIA FEDERAL, COBRA/BPFRON-PR, TIGRE/PCPR, BOPE/PMMS, PRF, FORÇA NACIONAL e pelo EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.