Duas mulheres foram presas em Cidade de Leste suspeitas de integrarem uma rede de tráfico de pessoas. De acordo com a investigação as mulheres recrutavam jovens que eram mandadas para a Espanha mas quando chegavam no país eram obrigadas a se prostituir.
Na Espanha, 13 mulheres paraguaias foram libertadas e outras quatro pessoas foram presas , entre elas duas paraguaias.
No Paraguai, a Operação foi conduzida pelas promotoras Carina Sánchez, Claudia Morys, María Isabel Arnold e Nathalia Acevedo, da Unidade de Combate ao Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Meninos, Meninas e Adolescentes. “Há duas operações em etapa de investigação na Espanha, uma em Cuenca e outra em Huelva, que solicitaram ajuda internacional. Essas duas mulheres na Espanha e duas no Paraguai se encarregavam de recrutar nossas compatriotas para enviá-las à Espanha para serem exploradas”, explicou a promotora Carina Sánchez.
Uma das mulheres presas em Cidade do Leste tem 42 anos e foi encontrada em casa no Bairro Ivoty. Na residência foram apreendidos documentos, celular e faturas.
A outra de 36 anos, foi localizada no Bairro El Puente e teve o passaporte e celular apreendido. As duas foram encaminhadas a Assunção.
As vítimas libertadas foram encaminhadas para uma ONG até que possam retornar ao país de origem.