A FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou preparativos para mais uma fase da Operação Ostium e Cascavel foi escolhida como ponto de apoio por conta da proximidade com a fronteira do País.
De acordo com a assessoria de imprensa da Força Aérea, a operação é um reforço na vigilância do espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil, ação realizada de forma permanente pela FAB. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.
O trabalho de combate ao tráfico de drogas ocorre em conjunto com outras forças de segurança, inclusive de países vizinhos.
As ações são coordenadas a partir do Comendo de Operações Aeroespaciais, localizado em Brasília, e fazem parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, do Ministério da Defesa.
Erramos
A assessoria da FAB enviou nota informando os dados corretos das aeronaves que chegaram a Cascavel na terça-feira. Trata-se de um avião caça Super Tucano e de uma aeronave Embraer C-99 usada para transporte, que foi aposentado em 2006 pela Força Aérea.