Esportes

Seleção brasileira ?tem que saber sofrer? no Uruguai, diz Renato Augusto

20161003215627_57f2fe3b9be6b.jpg

SÃO PAULO ? Um empate em Montevidéu na quinta-feira, contra o Uruguai, classificará o Brasil para a Copa da Rússia, em 2018. Em tese, se tiver paciência e conseguir segurar a pressão, o Brasil garante o visto para o Mundial com um 0 a 0. Para isto, segundo Renato Augusto, será preciso saber sofrer.

LEIA TAMBÉM: Artilheiro e campeão, Vinicius Junior deixa Sul-Americano sub-17 em alta

A frase de um dos líderes da equipe do técnico Tite pode soar um pouco exagerada se for observado o retrospecto recente da seleção nas eliminatórias, com seis vitórias seguidas. Mas prevê com exatidão a dificuldade que o Brasil terá diante de um adversário muito forte em sua casa, o Estádio Centenário.

? Fora de casa, sabemos que o adversário consegue estar melhor em alguns momentos da partida. Temos que ter humildade para correr um pouco para trás e saber sofrer ? disse o meia do Beijing Guan, da China, que chegou nesta segunda-feira ao hotel em São Paulo onde a seleção está concentrada antes de seguir para Montevidéu.

Ao indicar uma possível estratégia de recuar e suportar a pressão em certo momento do jogo, Renato aposta que isso poderá fornecer uma evolução para a equipe, que, ofensiva, costuma controlar as ações dos jogos.

? Será interessante, porque vamos passar por coisas que talvez não tenhamos passado. Temos que pensar já para o futuro, para deixar o time cada vez mais pronto para uma Copa do Mundo ? disse Renato.

AUSÊNCIAS SENTIDAS

Sem Suárez, suspenso pelo lado do Uruguai, e Gabriel Jesus, que se lesionou em fevereiro e perderá este e o próximo jogo, contra o Paraguai, em São Paulo, Renato acredita que o espetáculo perderá um pouco do brilho, mas ressalta que o Brasil tem peças de reposição à altura e um trabalho coletivo a fazer que sobrepõe o individual.

? Perde o futebol, mas são coisas que acontecem. Temos peças para poder botar em campo e isto que é o mais importante. Quando não tem, é sofrimento. Não tem preocupação tão grande. O pensamento está no Uruguai, em fazer um bom jogo e garantir a classificação ? disse Renato.