Esportes

Por pouco o coração não tirou a chinesa Hui Ruoqi da Olimpíada

chinesa.jpgRIO – Hui Ruoqi, a capitã da seleção chinesa de vôlei, sorri quando fala da profissão. A atacante aproveita cada instante em quadra. É que há oito meses a atleta achou que não poderia mais jogar vôlei. Seu coração poderia não aguentar. Por causa dos batimentos irregulares e do cansaço do músculo, a atleta teve de passar por uma cirurgia e seu retorno ao esporte estava ameaçado. Links esportes do papel

Hoje, Ruoqi é peça-chave na renovada seleção de Lan Ping, de olho no ouro olímpico, que a China não conquista desde Atenas-2004 (também tem o ouro de Los Angeles-1984). Ela é uma das três remanescentes de Londres-2012, quando o time terminou em quinto lugar.

? Foi um grande problema. Tanto na minha vida esportiva quanto na minha vida de um modo geral. Eu fiquei triste por causa disso durante um longo tempo, sem saber sobre o retorno às quadras. Mas meus pais me ensinaram muitas coisas e percebi que a minha vida não é só o vôlei ? declara Ruoqi, que voltou aos treinos no início do ano. ? O primordial era a minha a saúde. Segui exatamente o que o médico me pediu. Fiquei de repouso dentro do possível, durante dois meses após a cirurgia, e consegui reduzir esse tempo de recuperação. Quando voltei, foi aos poucos. Não foi fácil recuperar a forma física. Mas deu certo e estou aqui.

Ruoqi, que defende a seleção desde 2009, brinca ao falar que está confiante de que a pressão de jogar em uma Olimpíada não vai piorar a situação. A atleta faz check-up todo mês para ter certeza que está tudo direitinho. E garante estar renovada, firme e forte.

? Uma medalha de ouro olímpica seria especial para mim depois do que aconteceu. Mas o principal é apoiar a minha equipe, ajudar as meninas ? disse a jogadora, que aponta o Brasil, os Estados Unidos, a Rússia, a Itália e a Sérvia como as equipes mais fortes. ? Temos um time jovem e vamos crescer na competição.

Conheça todos os esportes olímpicos da Rio-2016

A técnica Lang Ping, que voltou à seleção em 2013, afirma que Ruoqi é um dos pilares do grupo que ganhou medalha de prata no Campeonato Mundial em 2014, depois de perder para os Estados Unidos ? o Brasil foi bronze.

? Nosso time é muito novo. A maioria das jogadoras está aqui pela primeira vez. Eu espero que elas se destaquem e aproveitem para ganhar experiência. Terão muitas outras olimpíadas pela frente ? afirmou a treinadora, tirando a pressão em relação ao seu time. ? Brasil e Estados Unidos estão em outro patamar.

Lang Ping contou que as chinesas estão empolgadas com o Rio de Janeiro e gostaram do que viram até agora. Ela citou a atmosfera da cidade que ?respira?? esporte e a variedade das frutas tropicais. Contou que o mamão é o predileto das meninas:

? Estamos felizes e ansiosas para estrear.