Esportes

FC Cascavel decepciona e perde vagas no Paranaense e Série D

FC Cascavel foi derrotado em casa pelo Rio Branco. Crédito: Assessoria
FC Cascavel foi derrotado em casa pelo Rio Branco. Crédito: Assessoria

O torcedor que foi ao Estádio Olímpico saiu decepcionado com a atuação e com o resultado do FC Cascavel na última rodada do Campeonato Paranaense. Apesar de ter saído na frente no marcador, o time foi derrotado pelo rebaixado Rio Branco de Paranaguá, por 3 a 1, completando uma sequência de quatro jogos sem vencer.

O resultado custou caro para o time aurinegro, já que fica fora dos play-offs do Campeonato Paranaense e sem uma vaga na Série D de 2026. Para ter calendário nacional no próximo ano, o time dependerá dos resultados que tiver na Copa do Brasil, que começa na próxima semana, e na Série D.

No próximo dia 26 de fevereiro, o FC Cascavel recebe o América Mineiro pela primeira fase da Copa do Brasil.

O JOGO

O técnico Silvinho Canuto optou por uma formação ofensiva para o jogo, deixando apenas três jogadores no setor de contenção e, ao menos, cinco atacantes. A formação mostrou resultado ao longo dos primeiros minutos com a maior posse de bola da Serpente e a criação de boas oportunidades com as chegadas de Serafini, Rodrigo Alves e Josiel.

Curiosamente, foi em uma jogada de contra-ataque que saiu o primeiro gol da partida. Após uma roubada de bola no meio-campo, Rodrigo Alves serviu Josiel que teve calma na frente do goleiro para driblar e tocar para o fundo das redes, aos 15 minutos.

A alegria durou pouco. O Rio Branco encontrou um bom espaço de ataque pela esquerda e começou a levar perigo. Depois de boa jogada de Zé Andrade, que passou fácil pelos zagueiros e entrou na área, Caio Vieira empatou o jogo aos 17 minutos.

Bem fechado no setor defensivo, o Rio Branco dificultou as chegadas ao ataque do FC Cascavel, que não foi feliz nas finalizações que teve.

Sentindo que a defesa tinha espaços, Canuto fez alterações para o segundo tempo, com as entradas de Libano e Lucas Belém para fechar a defesa temendo uma pressão do time visitante que precisaria buscar a vitória para ter chances de fugir do rebaixamento. E foi o que aconteceu. Logo aos 2 minutos, em uma cobrança de falta da lateral, Berg mergulhou para fazer de cabeça e virar o placar.

O gol “congelou” o FC Cascavel, não não apresentava força ofensiva e deixava espaços para o time de Paranaguá criar algumas oportunidades. Nesse momento do jogo, o time aurí-negro estava ficando fora da segunda fase. Canuto tentou consertar e voltar a formação ofensiva com mais alterações.

A melhor chance foi aos 18 minutos, com Rodrigo Alves na cara do gol. Ao escolher o canto, ele tocou para fora. O castigo veio aos 25 minutos. Em uma falha coletiva da defesa, Nico Suarez ampliou para o Rio Branco, 3 a 1.

A partir do gol o Rio Branco se fechou ainda mais e tentou ganhar tempo em todas as bolas, mesmo com o resultado rebaixando a equipe. Enquanto isso, o FC Cascavel tocava bola no meio-campo e arriscava cruzamentos para a área. Já nos acréscimos, Tiago Junior chegou livre na entrada da área, mas chutou longe.

Ao apito final, vaias do torcedor.

Resultados da Rodada

Outros cinco jogos marcaram a última rodada da fase de classificação, definindo o posicionamento das equipes do G8.

Na Vila Capanema, o Coritiba selou o caixão do já rebaixado Paraná Clube. Ainda no primeiro tempo, Vini Paulista e Delatorre já haviam construído a vantagem alvi-verde. Final, 2×0.

O Azuriz fez a sua parte em Pato Branco e passou pelo Cianorte. A vantagem começou a ser construída logo aos 4 minutos, com Wellison. Depois, aos 24´, Galvan ampliou para 2×0.

Ponta Grossa teve um dos jogos mais movimentados da última rodada. O Operário Ferroviário abriu dois gols de vantagem em menos de 10 minutos de jogo, com gols de Vinicius Mingotti e Kleiton Prego. O Maringá ainda descontou, aos 29´, com Matheus Morais. No final da partida, Neto Paraíba marcou o terceiro do Fantasma para garantir a primeira colocação na fase. Final, 3 a 1.

Na disputa direta pela liderança, no Estádio do Café, o Londrina não resistiu ao Athletico. Hayen Palácios foi o autor do primeiro gol do rubro-negro, aos 33 do primeiro tempo. Apesar da vitória, o rubro-negro perdeu a liderança para o Operário no saldo de gols.

Com chances de classificar para as quartas e para a Série D, Andraus e São Joseense se enfrentaram em Campo Largo. O primeiro tempo não teve gol, mas o segundo tempo começou eletrizante. Julio fez aos 7 minutos para o Andraus. Dois minutos depois, o experiente Dirceu empatou para o São Joseense. E aos 12 minutos, Miguel virou para o São Joseense e ampliou aos 36 minutos, fechando o placar em 3 a 1 e garantindo o São Joseense na segunda fase.