Esportes

Encalhados em Atlanta, nigerianos só chegarão horas antes da estreia

RIO — Depois de ficarem encalhados no aeroporto de Atlanta desde o dia 29, o time nigeriano de futebol aterrissa em Manaus na tarde desta quinta-feira. Como o governo nigeriano não pagou o avião fretado que deveria levar os jogadores ao Brasil na sexta-feira passada, os jogadores sequer sabiam se chegariam a tempo da estreia nos Jogos Olímpicos, contra o Japão, às 22h — agora, ao menos, terão poucas horas até passar na alfândega e se aquecer para o pontapé inicial na Arena Amazônia.

Por causa do calote, os atletas nigerianos ficaram presos no aeroporto de Atlanta, na primeira pernada da viagem ao Brasil. O impasse só começou a ser resolvido na quarta-feira, dia 3, quando as autoridades locais se deram conta de que há exatas duas décadas a seleção nigeriana de futebol ganhava o ouro nos Jogos sediados na cidade americana. Foi aí que os dirigentes do Aeroporto Hartsfield decidiu trabalhar com a Delta Airlines para garantir que os jogadores chegasse a tempo da estreia.

— Esta é uma ocasião especial, não apenas porque é Olimpíada — afirmou o porta-voz da aérea, Anthony Black. — Exatamente 20 anos atrás, em 3 de agosto, o time de futebol nigeriano precisou de um milagre para bater a Argentina e ganhar o ouro nos Jogos de Atlanta. Hoje, estamos felizes em ajudá-los a realizar outro milagre.

Os atletas afirmaram à Delta que haviam escolhido Atlanta para a escala justamente pelo triunfo de 1996. Apesar da boa vontade, o acordo prevê que a Federação de Futebol da Nigéria (NFF) arque com os custos da viagem e da acomodação em Atlanta, também cedida pela companhia aérea.

De acordo com o dirigente Samson Siasia, a federação faz de tudo para ajudar a equipe a chegar bem preparado ao Rio-2016.

— Os jogadores terão mais espaço para as pernas e poderão dormir a caminho de Manaus, disse Siasia sobre o voo fretado

Em comemoração aos 20 anos da conquista olímpica, que fez da Nigéria a primeira nação de fora da Europa e das Américas a vencer no futebol, a NFF postou um vídeo do jogo final contra a Argentina. “Nosso Dream Team (Time dos Sonhos, em referência ao apelido da aclamada seleção americana de basquete) venceu o ouro no evento de futebol dos Jogos Olímpicos de Atlanta”.