Esportes

Coluna: Conexão Esporte

Coluna: Conexão Esporte

Só falta a Série D

Torcedores de FC Cascavel, Toledo e Nacional de Rolândia terão que esperar um pouco mais para saber quando seus times entrarão em campo pelo Campeonato Brasileiro da Série D. A divisão é a única do futebol brasileiro que não teve seu início confirmado pela CBF, aumentando a expectativa. Existe um pré-aviso para 15 de agosto, mas nada oficial.

A indefinição se justifica. O campeonato envolve representantes de 61 cidades de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Logo, imagina-se o imbróglio para encontrar soluções e liberar a realização de jogos em cada uma dessas cidades. Sem contar a logística de cada um dos 68 times.

Só para citar os paranaenses, eles precisarão viajar para o interior do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Complicado.

Enquanto isso, o segundo fim de semana de agosto tem tudo para ser de bola rolando. A CBF garante.

Dia 8 e 9 o início das Série A, B e C, cada uma delas disputas por apenas 20 times – sendo cinco paranaenses – Paraná, Athletico, Coritiba, Operário e Londrina. Menos de um terço do total de times da Série D.

Depois, no dia 26 de agosto, teremos o Brasileiro Feminino, também com alguns representantes paranaenses – Foz, Athletico, Toledo/Coritiba – e a Copa do Brasil e o Brasileiro Sub-20.

Todas essas datas já estão garantidas pela CBF. A entidade também garante que os clubes confirmaram que irão à campo. Vamos aguardar.

Luto

Dois esportistas da região nos deixaram nos últimos dias. Ivo Campagnolo, de Toledo; e Jiló, de Marechal Cândido Rondon. Jiló – José Henrique dos Santos – estava em recuperação de um transplante de rim em Curitiba e se contaminou com o coronavírus. Era um grande entusiasta do futebol amador. Ivo foi um dos craques do futebol de Toledo e teve seu velório realizado dentro de um campo de futebol, tamanha sua paixão.

Cebola

Mais uma federação está realizando eleição para os atletas que irão representá-la na Assembleia Geral do Comitê Olímpico Brasileiro. O cascavelense Maarcelo “Cebola” Rizzoto pleiteia uma vaga no conselho de atletas da Confederação Brasileira de Handebol. A eleição será no dia 16 de agosto e os eleitores são os atletas que disputaram competições nacionais nos últimos dois anos.

UFC vazio

Cinco lutadores brasileiros – Pedro Munhoz, Vinicius Mamute, Anderson Berinja, Gilbert Durinho e o técnico da lutadora Marina Rodriguez – testaram positivo para covid e devem desfalcar o card de lutas do UFC previsto para o dia 15 de julho. A organização do evento levou todos os lutadores para uma ilha, onde estão treinando para as lutas. Praticamente todos os dias os testes estão sendo realizados. A “Ilha da Luta” está localizada em Abu Dhabi.

Sem água

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou o cancelamento das competições nacionais programadas para os meses de julho e agosto, em virtude dos desdobramentos da pandemia da covid-19. O Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação – Troféu José Finkel e o Campeonato Internacional Interfederativo Infantil e Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina, que seria em outubro, estão cancelados.