Porto Alegre – Catarinense de Joinville, mas que ganhou projeção nacional com seu trabalho desenvolvido no Oeste do Paraná, mais especificamente com o time de Marechal Cândido Rondon, Marcos Xavier de Andrade, ou Marquinhos Xavier, como é conhecido, será anunciado nesta segunda-feira, às 15h, pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) como novo treinador da seleção brasileira.
O jovem treinador de 43 anos tinha recebido o convite no início do mês e tinha 30 dias para dar a resposta. Agora, ele será responsável por preparar a equipe do Brasil neste ciclo para a próxima Copa do Mundo, que será em 2020 em local ainda a ser confirmado. Para isso, deixa o comando do Carlos Barbosa (RS), com quem conquistou recentemente a Libertadores e a Supercopa de Futsal.
Com o time gaúcho, Marquinhos também foi campeão da Liga Nacional 2015, da Taça Brasil de Clubes 2016 e foi vice-campeão do Mundial de Clubes 2016. Antes, de 2009 a 2014 comandou o Marechal Futsal, com quem foi bicampeão paranaense (2009/2013), vice-campeão da Liga (2010) e da Superliga (2011) e campeão da Copa dos Campeões do Paraná (2014).
Estudioso do esporte, Marquinhos Xavier é graduado em Educação Física e especializado em Ciência do Movimento Humano, em Fisiologia do Exercício e é autor de dois livros sobre futsal.