Esportes

CBE desconvoca húngara que teve naturalização suspensa

A Confedereação Brasileira de Esgrima acaba de desconvocar a atleta húngara Emese Takács, de 38 anos, cuja naturalização brasileira, por casamento, está sendo questionada na Justiça. Para o seu lugar, na seleção brasiliera de espada, a CBE convocou Amanda Simeão, da Sociedade Thalia.

Foi o técnico de Amanda, Giocondo Cabral, que entrou na Justiça Federal de Curitiba com ação popular, pleiteando a anulação da portaria de número 57, de 14 de abril de 2015, do Ministério da Justiça, que concedeu o condição de brasileira a Emese.

Em seu despacho, a juíza Anne Karina Stipp Amador Costa, da 5.ª Vara Federal de Curitiba, suspendeu a cidadadia de Emese no dia 12 de maio (cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre). A húngara e a União Federal, tamém réu, tinham prazo de 20 dias para apresentar defesa.

A União já o fez e pediu a transferência de tramitação do caso para o Rio de Janeiro. Alega que o processo de Emese foi feito dentro da legalidade. Já Emese ainda não foi intimada oficialmente. A juíza mandou uma carta precatória para o Rio de Janeiro, cidade de sua residência no país, mas a atleta ainda não recebeu.

À época, a juíza destacou que a Emese não preenchia o requisito de residência fixa no paía por um ano. De acordo com dados da Polícia Federal, ela ficou apenas 56 no Brasil:

? Se há fixação espacial de Emese Takács em determinado lugar, presume-se que é em Budapeste, na Hungria, conforme dezenas de fotografias lançadas no Facebook, com marcação de seu nome (juntamente com o húngaro Attila Szábo), datadas de 12 de junho de 2012 em diante, e anexadas (no processo) o que, por conseguinte, permite questionar em que condições foi celebrado seu casamento com Rafael de França Barreto, em 16/05/2013 ? escreveu a juíza.

Abaixo o comunicado da CBE:

?Rio de Janeiro, RJ, 1 de junho de 2016.

Da Presidência da Confederação Brasileira de Esgrima ? CBE.

Às Federações Estaduais e aos Senhores (as) Responsáveis pelas Entidades de Prática Desportiva ? EPDs ? Filiadas, Vinculadas e Reconhecidas pela CBE.

ASSUNTO: JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 ? RETIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO DE

Prezados (as) Senhores (as),

Em consequência ao contido no Ofício Judicial de no 700001962224, expedido pela 5a Vara Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, dando ciência da decisão que suspende em caráter liminar a concessão de naturalização da atleta da equipe brasileira de espada feminina, Emese Takács, contida na Portaria do Ministério da Justiça de no 57, de 14/04/2015(DOU de 16/04/2015), a CBE retifica a convocação das esgrimistas da equipe brasileira de espada feminina para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a saber:

ATLETAS CONVOCADAS: EQUIPE BRASILEIRA DE ESPADA FEMININA:

1) Nathalie Moellhausen ? Esporte Clube Pinheiros

2) Rayssa Costa ? Esporte Clube Pinheiros

3) Amanda Simeão ? Sociedade Thalia

4) Catherine Miller ? Clube Militar (reserva)?