Esportes

Brasileirão começa com invasão estrangeira e calendário cheio

Cerca de 25% dos times optaram por investir em nomes argentinos, espanhóis e portugueses

Brasileirão começa com invasão  estrangeira e calendário cheio

O Campeonato Brasileiro começa neste sábado e já tem recorde para ser anotado: será a edição com o maior número de técnicos estrangeiros. Cerca de 25% dos times optaram por investir em nomes argentinos, espanhóis e portugueses. Dos 20 times, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Athletico-PR e Fortaleza terão ao lado do gramado um estrangeiro.

Essa tendência de grandes clubes recorrerem a treinadores de fora aumentou bastante depois do sucesso do português Jorge Jesus, no Flamengo, pelo qual conquistou o Brasileiro e a Libertadores de 2019.

O Palmeiras, com o português Abel Ferreira, o São Paulo, do argentino Hernán Crespo, e o Internacional, hoje sob a batuta do espanhol Miguel Ángel Ramirez, são três fortes candidatos ao título. O Athletico-PR não figura nessa lista de favoritos, mas tende a fazer uma boa campanha, com o português António de Oliveira como técnico – ele substituiu Paulo Autuori, que passou a ser diretor técnico do clube em março.

Já o Fortaleza, que contratou o argentino Juan Pablo Vojvoda, vai lutar para se manter na Série A, tentando beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana.

 

Agenda

Outro número que chama a atenção é o de equipes envolvidas em outras competições. Apenas Sport, Juventude e Cuiabá podem se dedicar 100% neste início de Brasileirão. Outros 17 times estão envolvidos com Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, o que pode ocasionar a presença massiva de times mistos na fase inicial. Palmeiras, Flamengo, Internacional, Atlético-MG, Fluminense e São Paulo estão na Libertadores e na terceira fase da Copa do Brasil. Na Sul-Americana, Athletico, Grêmio, Bragantino e Santos estão garantidos para a próxima fase. Ceará, Corinthians, Bahia e Atlético-GO, recém-eliminados da Sul-Americana, e Fortaleza, Chapecoense e América-MG se mantêm na Copa do Brasil.

 

Flamengo x Palmeiras – 16h – Maracanã

FICHA TÉCNICA

Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luis; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro.

Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Alan Empereur; Gabriel Menino (Mayke), Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga e Viña (Victor Luis); Rony e Luiz Adriano.

 

 

Athletico x América-MG – 16h – Baixada

FICHA TÉCNICA

Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian e Jadson; Nikão, Vitinho e Renato Kayzer.

Matheus Cavichioli, Diego Ferreira, Anderson Jesus, Eduardo Bauermann, Marlon, Zé Ricardo, Alê, Juninho, Ademir (Bruno Nazário), Felipe Azevedo, Rodolfo José.

 

Corinthians x Atlético-GO – 18h15 – Neo Química

FICHA TÉCNICA

Cássio; Fagner, João Victor (Gil), Raul Gustavo e Lucas Piton; Gabriel e Cantillo; Gustavo Mosquito, Luan e Mateus Vital; Cauê (Jô).

Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Éder e Natanael; Gabriel Baralhas, Willian Maranhão, Marlon Freitas e João Paulo; Ronald e Zé Roberto.

 

Internacional x Sport – 20h30 – Beira Rio

FICHA TÉCNICA

Marcelo Lomba; Saravia, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Léo Borges; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Nonato  e Taison; Thiago Galhardo e Carlos Palacios.

Mailson; Patric, Tréllez, Thiago Gomes e Sander; Marcão, José Welison e Junior Tavares; Everaldo, André e Thiago Neves.

 

Ceará x Grêmio – 16h – Castelão

FICHA TÉCNICA

Richard; Gabriel Dias, Jordan, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira, Charles, Lima e Vina; Mendoza e Jael.

Brenno; Vanderson, Geromel, Ruan (Kannemann) e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Matheus Henrique; Léo Pereira, Darlan e Leo Chú; Ricardinho.

 

Confira todas as tabelas de jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A – 2021