
Vake e McDaniel faziam um duelo equilibrado. McDaniel começou melhor, buscando mais a troca de golpes e acertando chutes baixos no adversário. Mas acabou pegou num estrangulamento por Vake e pareceu que sucumbiria à finalização do adversário. Depois de quase um minuto de sufoco, porém, conseguiu inverter a posição no chão e escapou. McDaniel chegou até a ter chance de fazer o “ground-and-pound”, quando um lutador fica por cima do outro, no chão, e desfere golpes sobre o rival.
A luta seguiu, e ambos ficaram em pé novamente. Faltando 2min38s para o fim do 1º round, com os lutadores medindo distância e sem se atingirem, McDaniel desabou, quando caminhava para trás. Ele não seu qualquer sinal antes de que se sentia mal. Apenas caiu duro, sem sentidos.
A transmissão foi cortada (na TV aparecia apenas uma tela com a logomarca do evento). Quando voltaram as imagens do ringue, McDaniel já estava de pé, recuperado.
Veja o vídeo da luta. O momento do desmaio é aos 3m48s da imagem:
Pouco depois da luta, a XFC deu explicações para o desmaio de McDaniel. Segundo a organização do evento informou em sua página oficial no Facebook, o lutador desmaiou porque seu cérebro ficou com oxigenação reduzida, em função do tempo em que McDaniel ficou submetido ao estrangulamento aplicado por Vake. O esforço para escapar do mata-leão acabou minando a energia restante.
“Uma cena infeliz seguiu-se, e os doutores diagnosticaram como falta de oxigênio no cérebro durante as tentativas de escapar da finalização”, explicou a XFC.
Em seguida a organização do evento comunicou que o lutador estava bem de saúde e recuperado.
“A XFC tem o prazer de dizer que (McDaniel) está em forma e saudável, e no processo de obter sua autorização médica”, disse o texto.
O resultado da luta foi modificado mais tarde. Em vez do “no contest” inicialmente atribuído ao combate, foi declarada a vitória por nocaute técnico em favor de James Vake.