Educação

Tabuada em jogo

Atividade diferenciada de memorização dos cálculos rendeu momentos de diversão

A tabuada é um dos primeiros desafios matemáticos que enfrentamos em nossas vidas. Para alguns o aprendizado pode se tornar um pesadelo, principalmente quando o conteúdo é ensinado sem motivação e baseando-se em apenas “decorar” os resultados dos cálculos sem inseri-los num contexto. Apesar de ser algo que não agrade a todos, é um conteúdo necessário, pois são inúmeras são as situações do dia a dia que exigem cálculos rápidos para se resolver problemas do cotidiano da vida das pessoas e da vida escolar. Por isso se faz necessário oferecer aos alunos situações de aprendizagem, a fim de que possam interagir e memorizar a tabuada de forma dinâmica.

O ideal é que antes de apresentar a tabuada para os alunos para simples memorização é necessário trabalhar o processo de sua construção. Não se pode exigir que os alunos repitam a tabuada “de cor” sem que tenham entendido o significado do que estão recitando. Era assim que se fazia antigamente, os alunos memorizavam e os professores “tomavam” a tabuada. A noção de número, os cálculos, os fatos fundamentais e o sistema de numeração precisam ser construídos e compreendidos. Só depois de compreendidos os fatos fundamentais é que os alunos devem, aos poucos, memoriza-los por meio da tabuada.

Apesar da inserção do contexto, a memorização ainda apresenta-se necessária pela necessidade de que ao explorar novas ideias matemáticas o aluno não perca tempo construindo a tabuada, fazendo contas ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas. Ou seja, a memorização da tabuada precisa ser precedida pela compreensão de sua construção. Assim, as ideias de adição, subtração, multiplicação ou divisão, diferencia-se da memorização da tabuada.

Alunos e professoras do Santa Maria desenvolveram atividades para melhor fixação da sequência numérica do 1 ao 100, os alunos do 1º ano C, da professora Silvia, se reuniram em grupos para jogarem: “Jogo Cobras e Escadas”. Com muita animação envolvida, o jogo consistia em quem parasse no pé da escada, subia e avançava muitas casas e quem parasse na cabeça da cobra, descia até sua cauda, voltando muitas casas. Foi uma maneira diferenciada de memorização dos cálculos, que além de tudo rendeu momentos de diversão.

Outra atividade foi desenvolvida no último dia de aula com os 3ºs anos C e D – Professoras Teresinha e Dulce. Eles aproveitaram o ar fresco e foram ao pátio da escola para relembrar todo o aprendizado de 2017 com: "Caixa da tabuada", "Construção de frases" e por fim, o "Que animal é esse? Vou contar a sua história". Tudo muito lindo e muito divertido. Nesse caso a tabuada foi um dos conteúdos trabalhados.

Trabalho sobre o Sistema Solar

Alunos do 4º ano D – Professora Andressa – construíram lindas maquetes do sistema solar. Cada um com suas habilidades conseguiram estilos diferentes de representação.